Página inicial > Comunicare > Revista Comunicare UFABC > Edição nº 1 - 2023 > Universidade inicia a elaboração do seu novo PDI

Universidade inicia a elaboração do seu novo PDI

“Promover o avanço do conhecimento através de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como fundamentos básicos a interdisciplinaridade, a excelência e a inclusão social”. Essa é a missão da UFABC, expressa em seu atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2022, que foi prorrogado até o final de 2023. Um dos desafios atuais da Universidade é coordenar a elaboração da nova versão desse documento, com vigência a partir de 2024.

O futuro PDI deverá ser discutido pela comunidade universitária e deliberado pelo Conselho Universitário até dezembro de 2023. O plano deverá orientar as diretrizes e ações da Universidade quanto ao seu desenvolvimento, o que inclui, por exemplo, cronogramas de implantação de novos cursos, expansão de vagas e de infraestrutura física. Além disso, definirá políticas institucionais de ensino, pesquisa e inovação, extensão e cultura, inclusão e permanência, diversidade e representatividade, dentre outras questões de caráter estratégico.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), o PDI apresenta a missão e os valores institucionais, apontando diretrizes a serem seguidas. O intuito não é definir por completo o que será feito, mas servir de guia para os gestores e a comunidade universitária identificarem as principais metas e o caminho a ser trilhado.

A sistematização dos debates ocorridos no 4º Congresso da UFABC, realizado em novembro de 2022, norteará os trabalhos de elaboração do novo PDI. Os primeiros documentos para discussão e as formas de participação da comunidade universitária nesse processo devem ser divulgados neste início de ano.

Esta matéria é parte da Edição número 01, da Revista Comunicare UFABC.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC

Registrado em: Edição nº 1 - 2023