Página inicial > Comunicare > Revista Comunicare UFABC > Edição nº 2 - 2023 > Carreira em gestão concilia conhecimento acadêmico e prática profissional

Carreira em gestão concilia conhecimento acadêmico e prática profissional

carreira gestao gloria
Para Gloria, UFABC foi um ambiente de descobrimento

O percurso da egressa Gloria Maria Almeida da Silva mostra um exemplo de associação do conhecimento acadêmico com desenvolvimento profissional. Formada nos bacharelados em Ciências e Humanidades e Políticas Públicas, a ex-aluna trabalha na gestão de uma parceria na área de educação do Instituto Natura desde 2020. Ela conta como a experiência de aprendizado na UFABC conectou-se com a prática do desenvolvimento de projetos educacionais e quais conhecimentos teóricos foram fundamentais para a atuação nesse campo.

Gloria explica que o trabalho dela envolve parceria que apoia 15 estados brasileiros a desenharem e implantarem políticas de alfabetização na idade certa, em ações que impactam mais de 2,8 milhões de crianças. Segundo ela, o conteúdo disciplinar percorrido na graduação em políticas educacionais foi muito importante ao chegar ao Instituto. “Assumi a responsabilidade pelo projeto com bagagem de conhecimento sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de conceitos de investimento em educação, do Plano Nacional de Educação, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e de base curricular” — ressalta Gloria.

O atual cargo de analista sênior em instituição do terceiro setor representou uma transição profissional na trajetória da ex-aluna que começou na gestão pública. Gloria foi contratada como estagiária em 2016 na Prefeitura de São Paulo e dois anos depois passou a atuar como diretora de departamento técnico, passando por duas secretarias (de Gestão e de Inovação e Tecnologia).

Do período na administração municipal, ela destaca a participação na implantação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e a gestão dos 130 Telecentros. Segundo Gloria, a experiência gerencial no setor público permitiu observar a importância do aprendizado acadêmico, destacando as disciplinas Introdução às Políticas Públicas e do Observatório de Políticas Públicas. “Obtive acesso a conteúdos teóricos, conhecimento de autores e ferramentas, meios de planejamento estratégico e conceitos que apliquei tanto no estágio como na direção das duas áreas”.

Gloria fala da UFABC como essencial em sua vida para além dos aspectos acadêmico e profissional: “Afetou minha identidade e consciência social, me inspirando a repensar meu primeiro objetivo de formação”. Ela explica que se entendeu plenamente na condição de mulher negra e como funciona a estrutura social e econômica de desigualdades. “Então mudei a decisão de estudar economia e segui para Políticas Públicas, participando, inclusive, da criação da Rede de Egressos do curso.”

A ex-aluna ressalta que ingressou por cota social e racial e saiu com honra ao mérito, como a melhor aluna da turma a se formar em 2017 — Prêmio de Excelência Acadêmica, concedido aos formandos de cada período letivo. Ante sua trajetória no ensino superior e no mercado de trabalho, Gloria avalia que o curso de graduação poderia oferecer maior gama de disciplinas práticas, no entanto, diz que a UFABC lhe abriu muitas portas para se experimentar academicamente e profissionalmente. “Foi o lugar em que descobri com o que queria trabalhar.”

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Universidade Federal do ABC (ACI UFABC)

Registrado em: Edição nº 2 - 2023