Página inicial > Comunicare > Revista Comunicare UFABC > Edição nº 2 - 2023 > Inova remodela estrutura administrativa e de serviços

Inova remodela estrutura administrativa e de serviços

A Agência de Inovação UFABC (InovaUFABC) reconfigurou, em 2023 os programas estratégicos para apoio a atividades de estímulo à inovação e desenvolvimento regional. As ações previstas em planejamento ficaram distribuídas entre as duas novas divisões da área que foram criadas com a remodelação do setor. A Divisão de Tecnologia passou a cuidar de (1) propriedade intelectual e transferência de tecnologia, (2) inteligência tecnológica e (3) empreendedorismo. A Divisão de Parcerias assumiu o gerenciamento de (1) parcerias e extensão tecnológica, (2) ações de desenvolvimento regional e (3) da unidade Embrapii.

O diretor da InovaUFABC, Fábio Danilo Ferreira, destaca que a reestruturação organizacional promovida nos últimos meses trará contribuições que vão além dos programas da Agência. “A mudança permite, também, a criação de base sólida para o avanço de ações estratégicas de estímulo à inovação e parcerias para a Universidade em um momento importante em que discutimos as nossas diretrizes para o novo Plano de Desenvolvimento Institucional”, afirma.

As mudanças na Agência da UFABC começaram no final de 2022 para reforçar estratégias e ampliar a abrangência no estabelecimento e acompanhamento de parcerias institucionais, além de adequar as competências previstas na Política de Inovação e da Gestão do Núcleo de Inovação da UFABC ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A principal novidade na reformulação da Inova foi a incorporação dos serviços de orientação, celebração e monitoramento das atividades relativas às parcerias com instituições públicas e privadas — antes, atribuições da Assessoria de Cooperações Institucionais e Convênios (ACIC).

Houve a extinção das duas divisões existentes até 2022 (Divisão de Apoio a Parcerias e Divisão de Planejamento e Apoio à Gestão) com a consequente criação de outras duas e de uma nova seção. A estrutura da InovaUFABC passou a ter a Divisão de Parcerias, que engloba a Seção de Monitoramento e Prestação de Contas (atividades da extinta ACIC), e a Divisão de Tecnologia. De acordo com Fábio, “a nova estrutura permitiu maior efetividade nas ações da UFABC que visam o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e industrial para o impacto social e a redução das desigualdades, em consonância com os objetivos estabelecidos pela Política Institucional de Inovação.”

Segundo ele, a integração da então área responsável pelas parcerias com a Agência confere ganho efetivo nas ações de transferência da tecnologia e do conhecimento gerado na Universidade para o meio social. “Agregar as áreas responsáveis pelas parcerias e pela inovação torna-se fundamental em um contexto em que as  alianças estratégicas entre academia e o setor produtivo são cada vez mais relevantes para impulsionar a busca por soluções dos problemas da sociedade” — explica o diretor.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Universidade Federal do ABC (ACI UFABC)

Registrado em: Edição nº 2 - 2023