Página inicial > Comunicare > Revista Comunicare UFABC > Edição nº 2 - 2023 > Processo participativo marca Plano de Desenvolvimento para próxima década

Processo participativo marca Plano de Desenvolvimento para próxima década

Ao longo de 2023, a Universidade elaborou o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024 a 2033) para estabelecer prioridades, ações estratégicas e indicadores que servirão como instrumento de planejamento interno nos próximos dez anos. O trabalho foi dividido em seis subcomissões temáticas que trataram de: (1) Ensino; (2) Cultura e Extensão Universitária; (3) Governança e Gestão; (4) Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; (5) Inclusão Universitária e Permanência Estudantil e (6) Infraestrutura: Consolidação, Expansão e Sustentabilidade.

O grupo denominado Comissão PDI coordenou a compilação do documento, adotando a estratégia de alcançar ampla participação social e promover o envolvimento da comunidade universitária e externa. Uma consulta pública aberta por dois meses recebeu mais de três centenas de contribuições na forma de ideias e reflexões. Eventos e encontros ocorridos ao longo do ano também foram palco para discussões e análises que envolveram a redação do PDI 2024 a 2033.

Um desses momentos foi a série de seminários que a Associação de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou na UFABC em junho. Com temas que pertenciam ao conjunto dos eixos temáticos internos, as reuniões ajudaram a comunidade interna a pensar a construção do Plano Institucional.

No final de setembro, o 5º Congresso UFABC representou uma etapa fundamental de discussão e consolidação do novo Plano. Com base na metodologia de elaboração do próprio PDI, a programação das sessões buscou aprofundar a compreensão dos temas-chave que permeiam a Universidade e funcionaram como subsídios para a consolidação do Plano.

A formulação do PDI 2024 a 2033 ocorreu dentro das expectativas da Comissão Coordenadora de promover um modelo de criação dinâmico e aberto a sugestões. O documento estruturante que chega para aprovação pelo Conselho Universitário foi resultado de um trabalho que, ao longo de 2023, reuniu e organizou dados, informações e contribuições provenientes dos mais diversos meios e mecanismos de participação.

A professora Tatiana Ferreira, presidente da Comissão, diz que a construção do PDI 2024-2033 foi um processo bastante longo, participativo e plural que começou no Congresso da UFABC de 2022, ocasião em que foi tecido o pano de fundo para costura da nova versão do documento. Segundo ela, a equipe de trabalho contou com contribuições qualificadas e coletivas, oriundas da comunidade acadêmica e de entidades sindicais e representativas que atenderam ao convite para participação nesse desafio.

Tatiana conta que as comissões temáticas reuniram 29 pessoas, entre docentes, discentes e técnicas e técnicos-administrativos, que fizeram a síntese das contribuições recebidas e organizaram o texto apresentado e validado durante o 5° Congresso UFABC em setembro. “Esse momento fechou um importante e longo ciclo de interação plural e participativa, que baseou a escrita do documento final, destinado à análise dos conselhos superiores”.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Universidade Federal do ABC (ACI UFABC)

Registrado em: Edição nº 2 - 2023