Página inicial > Comunicare > Revista Comunicare UFABC > Edição nº 2 - 2023 > Universidade das Crianças conecta cultura científica e infância

Universidade das Crianças conecta cultura científica e infância

pg21 foto1 1
Foto: Monique Scantamburlo
Evonir, Simone, Lilian, Natalia e Vanessa: UC cria universidade onde as crianças se sentem parte do presente e futuro

Fomentar a curiosidade, o pensamento crítico, promover o acesso à Educação, pública e de qualidade, valorizar a cultura científica e proporcionar a apropriação do espaço universitário por estudantes da Educação Básica. Esse conjunto de princípios orienta o projeto de extensão Universidade das Crianças (UC). A iniciativa aproxima estudantes matriculados na rede de ensino e o mundo da universidade, criando laços entre a UFABC e o público infantil da região. Em 2023, aproximadamente 200 crianças de diversas escolas participaram do projeto — número que chega a cerca de 600, desde o seu início das atividades em 2019 —, sem considerar as participações em eventos online.

Os encontros ocorrem no Campus Santo André e a partir de 2020, em meio ao distanciamento social, houve adaptação para uma versão em formato digital com gravações de podcasts e posterior divulgação em plataformas educativas. Nas visitas presenciais, as crianças têm a oportunidade de participar de encontros com cientistas, fazer um tour pela Universidade, conhecer laboratórios, bibliotecas e outros espaços. Além de questões sobre um tema previamente combinado para a visita, as perguntas abordam curiosidades como “a idade dos cientistas e as motivações para escolher a profissão”, relata a integrante do projeto e técnica-administrativa Vanessa Carmo.

Segundo ela, lidar com esse público no ambiente universitário impõe desafios, mas também oferece muitas recompensas. “A maior superação é criar um ambiente acolhedor e personalizado para essas e esses jovens se sentirem à vontade e como parte da instituição” — revela. Quanto ao retorno, Vanessa afirma que “a cada encontro sai com mais motivação para continuar transformando vidas por meio da educação e da ciência”. A servidora relata que, para toda a equipe, a UC representa a esperança e a oportunidade de criar uma Universidade inclusiva, da qual as crianças se sintam parte de seu presente e futuro.

Encontros temáticos

proec
Crianças se envolvem com temas científicos, conversam com cientistas e conhecem a Universidade

A iniciativa nasceu como adaptação de uma proposta similar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizada em 2013 e com foco em oficinas. Vanessa explica que ao se trazer a atividade para perspectiva da região do ABC, percebeu-se a necessidade de inicialmente apresentar a UFABC às crianças, “uma vez que a Universidade ainda não era muito conhecida pelo público escolar”.

O Projeto está vinculado a outro programa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o UFABC Sempre Presente. A UC também faz parte de estudos acadêmicos, contribuindo para a formação de professores e inspirando alguns deles a se envolverem na área de Educação.

Apesar de já ter recebido crianças de diferentes faixas etárias, com adaptações de temas, linguagem e espaço, o público-alvo do projeto são estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente da quinta série (entre 9 e 10 anos de idade). O atendimento prioritário se concentra em escolas da região metropolitana de São Paulo.

A participação das escolas começa pelo interesse de docentes da Educação Básica que entram em contato com a UFABC para verificar a possibilidade de agendamento e proposição de tema para a visita. A equipe da UC faz a prospecção de cientistas com disponibilidade de contribuir nos diálogos com as crianças e providencia o serviço de transporte.

Em longo prazo, espera-se a criação de um espaço próprio para a UC na Universidade e que haja a ampliação da equipe de atendimento. Além da Vanessa Carmo, integram o projeto Simone Marques (estagiária e bolsista do projeto) e as técnicas administrativas Lilian Menezes, Natalia Gea, Thiene Cassiavillani. A coordenação está a cargo do professor Evonir Albrecht.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Universidade Federal do ABC (ACI UFABC)

Registrado em: Edição nº 2 - 2023