Página inicial > Comunicare > UFABC inicia aulas do curso de Graduação em Letras Libras em parceria com a UFSC

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 11h36

No dia 10 de setembro foi iniciado o curso de Graduação em Letras Libras no polo do Campus Santo André da UFABC.

O curso de Graduação, bacharelado e licenciatura, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, ofertado na modalidade à distância, contará com atividades obrigatórias a serem desenvolvidas nos Polos de Apoio Presencial,, que corresponderão no mínimo a 30% do total da carga horária, podendo este percentual ser superior de acordo com decisão da coordenação do curso.

As inscrições para o Concurso Vestibular UFSC/2022-Libras/EaD ocorreram no período de 24 de maio a 09 de junho de 2022, com 180 vagas ofertadas no total, distribuídas entre os polos, dentre as quais 60 foram ofertadas no Polo da UFABC, no Campus Santo André, com 50% das vagas destinadas a Políticas de Ações Afirmativas (PAA).

O início do curso foi acompanhado por uma videoconferência de apresentação entre os três polos: a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Campus Macapá, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) – Campus Marabá e a UFABC, com a participação dos coordenadores gerais da UFSC e dos polos.

letras libras inicio ufabc thumb site

Com 60 estudantes matriculados e divididos entre os cursos de bacharelado e licenciatura, a recepção na UFABC foi realizada com uma mesa de café para todos e todas, seguida das aulas de duas disciplinas, ambas ministradas em libras - língua oficial do curso.

De acordo com a Profa. Dra. Claudia Regina Vieira, uma das coordenadoras da iniciativa na UFABC, é importante abrigar o curso na Universidade, uma vez que, além da visibilidade, existe o fato de que, no Estado de São Paulo, a última oferta gratuita ocorreu no ano de 2008, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

“A UFABC se consolida como instituição preocupada de fato com a inclusão, como está descrito em um de seus pilares, e contribui para a formação de professores de libras para as redes de ensino, bem como a de tradutores intérpretes de libras e língua portuguesa - TISLP, profissionais que são hoje muito requisitados.”

Registrado em: Comunicare online
Marcador(es):