“O que é ser cientista?”

Coleção da EdUFABC ‘’O que é ser cientista” visa divulgar ciência e estimular estudantes para esta profissão
Desde 2013, a Editora da UFABC (EdUFABC) é o órgão da Universidade que tem como objetivo difundir por meio impresso e eletrônico obras científicas, técnicas, artísticas e didáticas. A seleção dos títulos a serem publicados é feita por pareceristas das áreas relacionadas às obras.

A EdUFABC já tem mais de 20 títulos publicados e a mesma quantidade em processo de finalização, ou seja, até meados de 2016 serão mais de 40 títulos publicados, um feito marcante para uma editora com apenas 2 anos de existência. Para contribuir ainda mais com a divulgação científica, no dia 18 de fevereiro foi lançado um edital para seleção de novas obras a serem publicadas em 2016-2017, que pode ser consultado no site da PROEC.

A coleção “O que é ser cientista?” voltada para o público juvenil foi concebida com o intuito de divulgar a ciência e estimular estudantes para estas profissões. É composta por obras de diversas temáticas e busca demonstrar, por meio de linguagem clara e acessível, experimentos, aplicações, desafios e áreas de atuação do cientista.

Os primeiros livros publicados desta coleção são:

25022016 1 25022016 2 25022016 3 25022016 4
Contém Química Engenharia e Informação O que é ser Cientista Social

Sem preconceito - conversas sobre religião e ciência

Outro livro publicado pela editora é A princesa Ada e o seu corpo especialmente recheado de algo comum escrito pela aluna da UFABC Dalila Alves Leite, infelizmente já falecida.

O livro é fruto de um trabalho da autora na disciplina de Introdução à Neurociência que foi transformado em uma historinha de criança, servindo como resposta ao mundo atual em que vivemos, muitas vezes agressivos.

A obra apresenta de forma lúdica e didática a estória de uma princesa, que sofria de uma disfunção neuronal.

Assim, conforme as palavras de Dalila, este livro procura nos lembrar de que sempre podemos transformar o mundo com um abraço.

Para os interessados nas obras, estes livros podem ser encontrados na Biblioteca da Universidade. Para mais informações sobre como obter as obras, entrem em contato através do site da editora: www.editora.ufabc.edu.br (a partir do dia 01/03).

Mesmo com a possibilidade de leitura em várias plataformas digitais, como smartphones e tablets, e a forte presença dessa tecnologia na vida das pessoas, os livros impressos seguem sendo uma poderosa ferramenta de divulgação científica.

25022016 5