Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas de Egressos > UFABC lança Campanha Eu não fico parado!

UFABC lança Campanha Eu não fico parado!

Campanha visa disseminar uma cultura de ações preventivas de saúde contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de sustentabilidade dentro e fora da Universidade.

24032016

No dia 18 de março foi lançada a Campanha da UFABC contra a proliferação do Mosquito Aedes aegypti: Eu não fico parado!

A campanha foi criada pelo Grupo de Trabalho permanente instituído pela Reitoria da Universidade com o objetivo de articular e monitorar as ações de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.

O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicie a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.

A melhor forma de prevenção das doenças causadas pelo mosquito é evitar o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

O país tem um plano de trabalho com ações como a organização da atenção da saúde; a vigilância em saúde; a comunicação e a informação; e o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação. Na proposta, estão a elaboração de um desenho de investigação para a definição da etiologia da microcefalia, desenvolvimento de kits diagnósticos para zika e chikungunya, e a criação de um protocolo de acompanhamento de gestantes e bebês em nível nacional.

A UFABC também está fazendo a sua parte, a Campanha Eu não fico parado! tem o objetivo de disseminar uma cultura de ações preventivas de saúde contra o mosquito Aedes aegypti e de sustentabilidade, dentro e fora da Universidade.

Mais de 50 alunos voluntários já estão atuando nas ações existentes. No dia 18 foi realizado um mutirão nos setores do Campus Santo André para apresentar a campanha.

Acompanhe as ações da campanha no site http://reitoria.ufabc.edu.br/combateaedes/ que foi desenvolvido para reunir informações internas e externas sobre o assunto. Eu não fico parado! E você?

Registrado em: Pesquisas de Egressos