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Agentes, forças e acontecimentos na formação de professores

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 14h00

zzimo adeodato fernandesZózimo Adeodato Fernandes, egresso do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC, pesquisou, durante o Mestrado, o que leva um aluno que evadiu da escola a se tornar professor.

Por que um aluno que evadiu da escola se tornaria professor? Quais os agentes e as linhas de força desse processo? Esta pesquisa busca elucidar que, embora não haja uma fórmula para formar professores, esse é um processo onde a força dos afetos é fundamental. É na abertura para deixar-se afetar pelos acontecimentos, sejam eles políticos, éticos e/ou estéticos, que o professor se forma.

Zózimo atua há 18 anos nas áreas de cultura e educação. Desde 2011, é professor da rede pública estadual, lecionando Filosofia e História no Ensino Médio e Fundamental. É graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela UNIFESP e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC.

 

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Dados | Egresso

Nome completo
Zózimo Adeodato Fernandes.

 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC);
∙ Pós-graduado em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
∙ Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP - FFLCH/FEUSP).

 

Profissão / experiência profissional
Possuo 18 anos de experiência profissional nas áreas de cultura e educação. Coordenei atividades em oficinas de literatura, música e filosofia nos Centros Culturais de Diadema entre 2004 e 2008. Fui membro do conselho gestor, editorial e revisor da revista Laboratório de Poéticas – Antenas & Raízes entre 2007 e 2008. Trabalhei como mediador de leitura no projeto Círculos de Leitura do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, atuando em escolas da rede pública de São Paulo e da Grande São Paulo. Como professor da rede pública estadual, onde sou efetivo desde 2011, leciono filosofia e história para turmas das três séries do ensino médio e fundamental e também organizo eventos culturais e projetos pedagógicos.

 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Filosofia.

 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Acredito que, entre as valiosas experiências que a pós-graduação na UFABC me proporcionou, aquela que contribuiu de modo mais incisivo na minha formação foi o contato e a troca de experiências com meus colegas de curso. Pois, através desse contato, tive a oportunidade não somente de conhecer novos temas e pensadores pesquisados pelos colegas de departamento, como pude apresentar a minha própria pesquisa e expô-la ao escrutínio dos demais, o que foi bastante enriquecedor.

 

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Dados | Dissertação

Título
Devir professor - a experiência do acontecimento

Data da defesa
09 de dezembro de 2019

Nome do(a) orientador(a)
Prof. Dr. André Luís La Salvia

Linha de pesquisa
Teoria do conhecimento

 

Link para a dissertação

 

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Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O tema principal da pesquisa é o que leva um aluno que evadiu da escola a se tornar professor, quais os agentes e as linhas de força desse processo. Escolhi este tema depois de vivenciá-lo e querer compreendê-lo em retrospectiva, reelaborando as experiências com um olhar crítico da escola, do ato de aprender e ensinar, e fazendo uma análise dos encontros que constituíram esse devir.

 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Meu objetivo era mostrar que, embora não haja uma fórmula para formar professores, esse é um processo onde a força dos afetos é fundamental. É na abertura para deixar-se afetar pelos acontecimentos, sejam eles políticos, éticos e/ou estéticos, que o professor se forma.

 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Realizei esse trabalho através de uma pesquisa bibliográfica para o corpo teórico e através de um processo (ou método) de bricolagem, no qual foram utilizados diversos tipos de textos, como a poesia, a literatura, letras de música, fotografias, cartas, recortes de jornal, relatos pessoais etc.

 

Quais foram os desafios enfrentados?
Um dos maiores desafios da pesquisa foi conseguir conciliar o arcabouço conceitual que eu estava operando com a forma em si mesma da escrita do trabalho, de modo que elas não parecessem
desconexas.

 

mendes renato. diadema brasil. 13 de novembro de 2015Quais foram os principais resultados alcançados?
Penso que o principal resultado da pesquisa foi ter feito um importante registro de uma geração de estudantes secundaristas que serão lembrados na história brasileira por terem conseguido se fazer ouvir.

 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Acredito que a presente pesquisa pode contribuir bastante para o debate relacionado tanto à formação e prática pedagógica dos docentes quanto aos processos de produção de subjetividades estudantis no cotidiano escolar.

  

MENDES, Renato. Diadema, Brasil. 13 de novembro de 2015. Photo Press - Estadão.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
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