Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > O estudo da física moderna a partir de um espectrofotômetro de baixo custo

O estudo da física moderna a partir de um espectrofotômetro de baixo custo

Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 15h00

foto adilson francoAdilson Franco, egresso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da UFABC, pesquisou, durante a pós-graduação, o estudo da física moderna a partir de um espectrofotômetro de baixo custo.

Professor experiente, com mais de 11 anos de carreira em instituições de ensino médio e técnico, seu principal objetivo era contribuir para o aprendizado dos alunos na área de física moderna, que considera ser pouco discutida nas escolas – embora seja fundamental para muitas das novas tecnologias presentes em nosso cotidiano.

Nesse sentido, o intuito da construção de um espectrofotômetro de baixo custo era oferecer uma alternativa acessível para viabilizar estudos experimentais nessa área do conhecimento, que pode até ser utilizado em sala de aula, caso não exista um laboratório na instituição de ensino.

Além do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na UFABC, Adilson cursou Licenciatura Plena em Física no IFSP e, atualmente, leciona em duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Dados | Egresso

Nome completo
Adilson Franco

Formação acadêmica (cursos e instituições)
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Universidade Federal do ABC (UFABC) ∙ 2017 a 2019

Licenciatura Plena em Física
Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ∙ 2009 a 2013

Profissão / experiência profissional
Experiências profissionais atuais:

Instituição: ETEC Bartolomeu Bueno da Silva
Cargo: Professor de Física (ensino médio e técnico)
Período: Desde março de 2021

Instituição: ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira
Cargo: Professor de Física (ensino médio e técnico) e responsável pelos laboratórios de automação industrial, eletrônica, eletrotécnica e gestão
Período: Desde março de 2021

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Contribuiu no aprendizado para o desenvolvimento de uma dissertação com a construção de um produto educacional, além do aperfeiçoamento de conceitos relacionados à física e à educação.

Dados | Dissertação

Título
O estudo da Física Moderna a partir de um espectrofotômetro de baixo custo

Data da defesa
16 de setembro de 2019

Nome do orientador
Prof. Dr. Ronei Miotto

Linha de pesquisa
Ensino de Física (Educação)

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O estudo da física moderna a partir de um espectrofotômetro de baixo custo. O tema foi pensado por ser pouco estudado no ensino médio, e pela falta de equipamentos de baixo custo relacionados a essa área de estudo.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Na área da educação, em particular da física, têm-se observado que pouco se discute sobre física moderna em nossas escolas. Não podemos ignorar o fato de que o contexto no qual nossos alunos vivem está repleto de conceitos ligados à tecnologia, que, por sua vez, tem uma relação muito próxima à física moderna. Neste trabalho, tivemos a intenção de contribuir para o aprendizado dos alunos nessa área de conhecimento, com a utilização de um espectrofotômetro de baixo custo e do Arduino.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Tratou-se da construção de um produto educacional, ou seja, um equipamento (o espectrofotômetro). O produto educacional foi aplicado e separado em momentos:
1° momento: incentivo à investigação. Aula 1: filme e discussão;
2° momento: trabalhando com medidas. Prática;
3° momento: entendendo melhor a luz. Questionário de sondagem e discussão;
4° momento: entendendo a programação e os componentes. Programação do espectrofotômetro de baixo custo, discussão sobe os componentes LED e LDR;
5° momento: coleta de dados, construção do gráfico e análise de dados;
6° momento: avaliação de aprendizagem.

Quais foram os desafios enfrentados?
A principal dificuldade foi ajustar a programação do espectrofotômetro para o Arduino e equilibrar as substâncias para os testes em sala de aula.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Conseguimos determinar as substâncias contidas nos recipientes de maneira satisfatória, e um bom engajamento dos alunos para discussões envolvendo a física moderna.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
A construção do espectrofotômetro de baixo custo é importante, pois existe uma certa dificuldade de experimentações nesta área de conhecimento (física moderna). Trata-se de um equipamento de pequenas dimensões e, por isso, pode ser utilizado em sala de aula, no caso de não existir um laboratório na instituição de ensino.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas