UFABC na Mídia

Praticante de yoga tem área cerebral associada à memória mais espessa

A prática regular de yoga pode ajudar a preservar regiões cerebrais associadas a funções como atenção e memória de trabalho ao longo do processo natural de envelhecimento. É o que indica um novo estudo, feito no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. (...) Também colaboraram cientistas da Universidade Federal do ABC e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

• 17/10/17
  • 09h32

Como o sistema nervoso controla o comportamento alimentar

A fim de comprovar essa hipótese, o pesquisador, em colaboração com colegas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (CMCC-UFABC), realizou uma série de experimentos com camundongos em que se constatou que a sensação de prazer da ingestão e o valor calórico e nutricional dos alimentos evocam circuitos neuronais diferentes.

• 16/10/17
  • 11h14

Cérebro prefere alimentos calóricos por sobrevivência, diz estudo

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Yale, nos EUA, em colaboração com pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC (Universidade Federal do ABC), investigou como o sistema nervoso controla a vontade de comer um determinado alimento.

• 04/10/17
  • 16h51

O movimento de rotação da Terra influencia na duração dos voos?

“Do ponto de vista aerodinâmico, é indiferente se o vento é de proa (sentido oposto em direção à rota) ou de cauda (mesmo sentido da rota). A aeronave fará seu deslocamento dentro da massa de ar”, conta Fernando Madeira, professor da UFABC.

• 26/09/17
  • 09h30

Pesquisa de Neurociência avalia como People Marketing pode mudar a forma de fazer marketing online

Unir a Inteligência Artificial com uma comunicação humanizada é um futuro que já está se tornando realidade no e-commerce. Para entender por que essa mistura dá certo e avaliar como os resultados de um marketing personalizado podem ser bem melhores do que a média das taxas de conversões que o mercado se acostumou a ver, a Social Miner e a Universidade Federal do ABC (UFABC) se uniram.

• 12/09/17
  • 14h55

Projeto leva para o campo sistema inteligente de irrigação

Projeto coordenado por pesquisador da UFABC (Universidade Federal do ABC) pretende levar o conceito de internet das coisas para o campo por meio de um sistema de irrigação diferenciado, capaz de economizar o recurso hídrico nas lavouras.

• 11/09/17
  • 14h49

Receptor de nicotina pode ajudar a tratar inflamação pulmonar

Resultados da pesquisa, realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com apoio da FAPESP, foram apresentados pela pesquisadora Carla Máximo Prado, do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS-Unifesp). Os estudos com os compostos naturais são feitos em parceria com o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) João Henrique Ghilardi Lago.

• 07/09/17
  • 14h42

Poli e Federal do ABC desenvolvem tela em forma de esfera

A inovação tecnológica foi desenvolvida por pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP e da Universidade Federal do ABC.

• 31/07/17
  • 11h40

Yoga pode ajudar a prevenir problemas do envelhecimento

A prática de yoga pode ajudar a prevenir problemas comuns do envelhecimento, como falhas na memória e dificuldade de atenção. É o que indica um estudo feito por pesquisadores do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com a Universidade Federal do ABC e com a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

• 31/07/17
  • 11h27

FAPESP e British Council selecionam cursos de comunicação científica

A FAPESP e o British Council anunciam o resultado de uma chamada de propostas de apoio à realização de cursos de curta duração, voltados ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores.

• 21/07/17
  • 17h18

UFABC participa do desenvolvimento de sistema para nanossatélites

A UFABC está participando do projeto de desenvolvimento de um sistema para nanossatélites da categoria CubeSat, no âmbito de uma cooperação com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

• 21/07/17
  • 17h05

Dieta rica em leite e derivados pode reduzir intoxicação por chumbo

Também participaram do estudo as pesquisadoras Paula Picoli Devóz, da FCFRP; Marília Ladeira Araujo, da Faculdade de Medicina da USP e Bruno Lemos Batista, da Universidade Federal do ABC.

• 18/07/17
  • 12h48

UFABC participa do desenvolvimento de sistema para nanossatélites

A UFABC está participando do projeto de desenvolvimento de um sistema para nanossatélites da categoria CubeSat, no âmbito de uma cooperação com a Universidade Federalista de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Pátrio de Pesquisas Espaciais (INPE).

• 13/07/17
  • 12h58

Mecanismos da arritmia cardíaca são elucidados por pesquisa da UFABC

Coordenado pelo Prof. Dr. João Salinet, da Universidade Federal do ABC, o estudo avalia e indica possíveis mecanismos e padrões de comportamento associados à fibrilação atrial (FA). A FA é o tipo de arritmia cardíaca mais comum encontrada na prática médica – calcula-se que afeta cerca de 1% da população mundial...

• 07/07/17
  • 12h33

Comer arroz pode fazer mal à saúde?

“Apesar de contribuir para o crescimento do arroz, a inundação potencializa sua contaminação por arsênio, metal pesado existente no solo”, explica Bruno Batista, professor de química analítica da Universidade Federal do ABC, na Grande São Paulo.

• 02/06/17
  • 09h00

Estudo da UFABC visa diagnosticar cárie de forma precoce

Visando tratar o problema de forma precoce, cientistas da UFABC (Universidade Federal do ABC) desenvolveram um estudo que busca uma nova forma de diagnóstico...

• 08/05/17
  • 09h00

Pesquisa busca nova abordagem para diagnóstico e prevenção de lesões dentárias

Cientistas da UFABC desenvolvem trabalho na área de Engenharia Biomédica e de Biofotônica que pretende oferecer novos recursos para o diagnóstico precoce e tratamento minimamente invasivo da doença cárie.

• 03/05/17
  • 09h00

Estudo pretende avançar o conhecimento sobre mecanismo de lesões em corredores

Pesquisa em desenvolvimento no Laboratório de Biomecânica e Controle Motor da Universidade Federal da UFABC (BMClab) busca entender a biomecânica de praticantes de corrida de rua.

• 13/04/17