Página inicial > Ensino > Docentes > Arnaldo Rodrigues dos Santos Júnior

Arnaldo Rodrigues dos Santos Júnior

Área: Biologia - Biologia Celular e Molecular

Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), possui mestrado em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural também pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

Atualmente é Professor adjunto do Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular. Atuando principalmente no estudo da diferenciação celular in vitro induzida por substratos de crescimento. Tem como linha principal de investigação o estudo das interações entre células em cultura com biomateriais, visando nos procedimentos de engenharia tecidual. Trabalha nos seguintes temas: cultura de células, crescimento e diferenciação celular, biomateriais, polímeros biorreabsorvíveis e ligas metálicas.

English version

He holds a Master's degree in Cell Biology from the State University of Campinas (1996) and a PhD in Cell and Structural Biology from the State University of Campinas (2001). Currently Associate Professor at the Center for Natural and Human Sciences, Federal University of ABC. Has experience in the area of ​​Morphology, with emphasis in Cytology and Cell Biology. Acting mainly in the study of in vitro cell differentiation induced by growth substrates. Its main research line is the study of the interactions between cells in culture with biomaterials, aiming at the tissue engineering procedures. It works on the following topics: cell culture, cell growth and differentiation, biomaterials, bioresorbable polymers and metal alloys. In 2016 he started working at the Innovation Agency of UFABC (Inova UFABC), where he coordinated the Technology Transfer Division (DTT) of the unit. He held the position of Director of the Innovation Agency between April 2018 and July 2022.

Arnaldo Rodrigues dos Santos Júnior

• Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Curso(s): Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciência Biológicas
  • Sala: 204 - Bloco Delta - São Bernardo do Campo