Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Docentes > Miriam Mesquita Sampaio de Madureira
Início do conteúdo da página

Miriam Mesquita Sampaio de Madureira

Área: Filosofia Política

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, obteve o grau de Magister Artium (correspondente a graduação e mestrado) em Filosofia na Eberhard-Karls Universität Tübingen, na Alemanha, e o doutorado em Filosofia na J.W.Goethe Universität, em Frankfurt am Main, também Alemanha (2008).

Foi professora no Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, na Cidade do México, na Universidad Nacional Autónoma de México y na Universidad Autónoma Metropolitana - campus Cuajimalpa, também na Cidade do México. Atualmente é professora-adjunta de Filosofia Política na Universidade Federal do ABC. Suas áreas de atuação incluem, além da filosofia social e política, a ética e a história da filosofia moderna e contemporânea alemã, em particular na linha de Hegel à teoria crítica da Escola de Frankfurt.

É autora dos livros "Leben und Zeikritik in Hegels fruehen Schriften" (Peter Lang, 2006), "Kommunikative Gleichheit" (transcript, no prelo, para 2013), organizadora, com Bernardo Bolaños Guerra, do livro "Autoconocimiento y reflexividad" (Juan Pablos/UAM 2011) y de diversos artigos e capítulos de livros.

Lattes

 

 

 

 

Contatos

Currículo Lattes
Registrado em: Docentes
Fim do conteúdo da página