Página inicial > Notícias > 8 de março — Dia Internacional da Mulher

8 de março — Dia Internacional da Mulher

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 15h22

“Precisamos ser criadas para a liberdade, o mundo é grande demais para não sermos quem a gente é!” - Elza Soares

Neste 08 de março, já data para rememorar as conquistas históricas e a luta vigente pelos direitos das mulheres em todo mundo, a UFABC saúda a todas as mulheres e convida a comunidade a integrar ativamente a luta por igualdade de gênero!

No Brasil, foi somente em 1827 que as mulheres passaram a ter autorização para frequentar escolas, enquanto o direito de frequentar universidades veio apenas em 1879. O reconhecimento da cidadania das mulheres, ou seja, a obrigação do igual tratamento entre homens e mulheres, só é institucionalizado na Constituição de 1988. Avançamos. Contudo, embora já estejamos marcando presença em espaços sociais tão fundamentais, como a Universidade, ainda há muita discrepância a ser corrigida, direitos a serem conquistados e ações que precisam ser implementadas para rompermos com machismo estrutural que permeia a nossa sociedade.

É inaceitável, por exemplo, que o Brasil carregue o título de quinto país com maior número de feminicídios. Apenas no primeiro semestre de 2023, mais de 700 mulheres foram assassinadas e os números nos casos de estupro são alarmantes, foram 34 mil mulheres no mesmo período.

O 8 de março é, sem dúvida alguma, uma data de reconhecimento por todos avanços conquistados em relação aos direitos das mulheres. Porém, é, mais ainda, um convite para seguirmos, de modo coletivo, problematizando comportamentos machistas, ampliando políticas públicas e propondo medidas pragmáticas para lidarmos com a realidade desigual da atualidade. Somente assim poderemos vislumbrar um futuro mais próspero e digno para todas as mulheres.

A UFABC conta com o Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia (NEG), que promove e divulga a produção do conhecimento no campo dos Estudos de Gênero, compreendendo estudos sobre a situação das mulheres, relações familiares, sexualidades, diversidade e interseccionalidades; o estabelecimento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFABC, com foco na promoção da equidade de gênero e no combate às violências contra as mulheres e as pessoas LGBTQIA+, além da definição de instâncias de denúncia e acolhimento de possíveis vítimas de assédio, e a criação da Comissão UFABC sem assédio, que conta com representantes de todas as categorias da universidade.

Também contamos com projetos e cursos de extensão voltados à temática de igualdade e inclusão de gênero, como os cursos Menina Ciência Ciência Menina e UFABC para MiN@s 2023 e o Coletivo Mirtha Lina (cMiN@). Essas iniciativas têm como objetivo incentivar as mulheres a seguir a carreira científica e disseminar a figura da mulher cientista.

Além disso, existem as entidades estudantis e coletivos de luta que se reúnem para pautar os direitos das mulheres, como o Movimento de Mulheres Olga Benario, que atua dentro da UFABC e o Coletivo de Mães e Pais, que pautam a luta pela permanência das estudantes que têm filhos, entre outras.

Em 2024 as entidades organizaram a Semana de Mulheres que está acontecendo entre os dias 04 e 09 de março, com atividades em ambos os campi da UFABC para promover debates acerca da temática das mulheres e seus direitos. Este ano a Semana de Mulheres da UFABC homenageia Sarah Domingues, estudante de Arquitetura da UFRGS e ex-diretora da União Nacional dos Estudantes.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC