Página inicial > Notícias > Agência de Inovação da UFABC vai estimular empreendedorismo

Agência de Inovação da UFABC vai estimular empreendedorismo

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2013, 14h50

O Conselho Universitário aprovou em julho deste ano a reestruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que passa a se chamar Agência de Inovação da UFABC. A Agência de Inovação dará continuidade às atividades do NIT com relação à proteção da propriedade intelectual, à prospecção tecnológica e à interação com o setor produtivo, e acrescentará uma nova linha de atuação: o apoio ao empreendedorismo tecnológico. Entre as metas da Agência com relação a essa nova linha estão o estímulo à incubação de empresas e o incentivo à criação de uma cultura que valorize a atividade empreendedora de alunos, técnicos administrativos e docentes da universidade.

Em consulta da Pró-Reitoria de Pesquisa a 59 universidades federais, 35 informaram que possuem um NIT enquanto apenas quatro, incluindo a UFABC, confirmaram a criação de Agências de Inovação. Outras 20 não se manifestaram ou não têm órgão dedicado ao estimulo da inovação e do empreendedorismo. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle, esse levantamento mostra que a UFABC está na vanguarda nacional, mas também indica que ainda há um longo percurso para as universidades brasileiras no campo de parcerias com atores externos, licenciamento de tecnologia, incubação de empresas e empreendedorismo.

O professor Klaus lembra que "nesse momento devemos reconhecer o trabalho pioneiro do professor Jorge Tomioka, a cuja iniciativa a UFABC deve a criação do seu NIT, bem como o empenho e a dedicação do professor Humberto Yoshimura e da sua equipe, que estão conduzindo a ampliação do escopo das atividades resultantes da transformação do NIT em Agência de Inovação".