Página inicial > Notícias > Aluna de mestrado chega à final em competição internacional de papers

Aluna de mestrado chega à final em competição internacional de papers

Publicado: Sexta, 30 de Mai de 2014, 16h10

Priscila Leal da Silva, aluna do Mestrado em Matemática, se classificou entre os dez finalistas da competição "Student Paper Competition", que reúne estudantes de todo mundo e faz parte da "AIMS Conference Series on Dynamical Systems and Differential Equations". O resultado final será divulgado durante esse congresso que acontece em julho, em Madrid, com 2600 participantes. O trabalho dela, ''Strict self-adjointness and shallow water models'', concorre com outros estudos em nível de doutorado. Priscila e um estudante da universidade americana de Princeton são os únicos finalistas oriundos de instituições das Américas.

Em seu trabalho, Priscila trata de equações que surgiram com a observação de ondas em águas rasas no final do século XIX. Segunda ela, esse conhecimento ficou esquecido durante décadas e foi retomado entre os anos de 1960 e 1970, quando surgiram diversas propriedades dessas equações, entre elas a existência de infinitas leis de conservação e soluções do tipo soliton – princípios associados, por exemplo, à quantidade física de energia que se conserva em um sistema fechado. Priscila explica que esse tema inspira vários desenvolvimentos na matemática e na física-matemática. No trabalho do congresso em Madrid, ela conta que, junto com seu orientador, Igor Leite Freire, deduziu uma família de equações que inclui tanto ideias contemporâneas sobre o assunto, como propriedades dos estudos originais de águas rasas.

O trabalho dela, 'Strict self-adjointness and shallow water models', concorre com outros estudos em nível de doutorado. Priscila e um estudante da universidade americana de Princeton são os únicos finalistas oriundos de instituições das Américas.

Em seu trabalho, Priscila trata de equações que surgiram com a observação de ondas em águas rasas no final do século XIX. Segunda ela, esse conhecimento ficou esquecido durante décadas e foi retomado entre os anos de 1960 e 1970, quando surgiram diversas propriedades dessas equações, entre elas a existência de infinitas leis de conservação e soluções do tipo soliton  princípios associados, por exemplo, à quantidade física de energia que se conserva em um sistema fechado. Priscila explica que esse tema inspira vários desenvolvimentos na matemática e na física-matemática. No trabalho do congresso em Madrid, ela conta que, junto com seu orientador, Igor Leite Freire, deduziu uma família de equações que inclui tanto ideias contemporâneas sobre o assunto, como propriedades dos estudos originais de águas rasas.

30/5/2014