Página inicial > Notícias > Alunas da UFABC recebem prêmio SBBq

Alunas da UFABC recebem prêmio SBBq

Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2013, 13h18

Entre os dias 18 e 21 de maio, em Foz do Iguaçu, ocorreu a 42ª edição da reunião científica da SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia molecular), uma das mais tradicionais do país. O congresso conta com a participação de pesquisadores de todas as partes do Brasil, além de convidados estrangeiros.

A programação do evento inclui simpósios de temas variados e, na cerimônia de encerramento, premia os melhores pôsteres de cada área - SBBq AWARD.

O trabalho de Adriana Feliciano Alves Duran, mestranda de Biossistemas, com coautoria de Luana de Paiva Neves e Daniella Duques dos Santos, alunas do Mestrado em Biossistemas e do Bacharelado em Biologia, respectivamente, foi o escolhido dentre 46 pôsteres apresentados para a categoria Bioquímica dos Estados Patológicos.

O trabalho vencedor mostra os resultados de um inibidor de proteases, que foi clonado de tecidos do carrapato da espécie Rhipicephalus Boophilus microplus e produzido na forma de proteína recombinante, testado em modelo de enfisema pulmonar em camundongos. O inibidor recombinante apresentou atividade protetora contra a degradação tecidual causada pelo desenvolvimento do enfisema nos pulmões dos camundongos, além de reduzir a atividade proteolítica presente nos lavados bronco-alveolares extraídos dos grupos tratados com o inibidor, em comparação com os grupos não tratados.

"Ser escolhido como o melhor pôster de uma área específica significa que o trabalho se destacou dentre todos os que foram apresentados dentro da área, concorrendo com trabalhos das melhores universidades do Brasil", declarou o orientador, Prof. Dr. Sergio Daishi Sasaki.

O trabalho das alunas também contou com a colaboração das pesquisadoras Fernanda Degobbi Tenorio Quirino dos Santos Lopes e Clarice Rosa Olivo, da Faculdade de Medicina da Usp e da Professora Dra. Aparecida Sadae Tanaka, da Unifesp.