Página inicial > Notícias > Alunas suecas de mestrado complementam parte de pesquisa na UFABC

Alunas suecas de mestrado complementam parte de pesquisa na UFABC

Publicado: Quarta, 23 de Mai de 2012, 14h08
No primeiro quadrimestre de 2012, a UFABC recebeu duas pesquisadoras da Universidade de Linköping, Suécia. Anna Delin e Maria Pettersson escolheram a UFABC para fazer suas pesquisas de campo sobre a gestão da inovação das empresas brasileiras.
"O aspecto central da nossa pesquisa é estudar os mecanismos de financiamento da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ", disse Maria.

Para entender melhor o sistema de inovação brasileiro, as pesquisadoras visitaram diferentes instituições. Os responsáveis pelos centros de P&D da IBM e da Ericsson foram alguns dos entrevistados. Além deles, representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e da Secretaria de Desenvolvimento de São Bernardo. As dimensões continentais do país e a concatenação entre as esferas de financiamento à inovação impressionaram as suecas. "Na Suécia, temos tudo mais centralizado. Aqui, pelo tamanho do país, o financiamento é dividido entre os níveis estaduais e federais.

Segundo a orientadora de Anna e Maria na UFABC, Luciana Pereira, receber as estudantes é importante em diferentes aspectos. "Como estudiosa do processo de inovação, me interessa compreender como é o sistema de inovação sueco, já que a Suécia lidera os principais rankings de inovação do mundo, sendo que a relação universidade-empresa é muito intensa e natural. Do ponto de vista institucional, é essencial que a UFABC consiga atrair estudantes/pesquisadores estrangeiros para que a troca de conhecimento ocorra num ambiente multicultural, além de expandir o nome da nossa universidade para fora de nossas fronteiras " disse Luciana.

23/05/2012