Página inicial > Notícias > Aluno da UFABC recebe duplo diploma da Universidade de Coimbra

Aluno da UFABC recebe duplo diploma da Universidade de Coimbra

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 17h08

Na manhã do último dia 11, Alisson Ortega recebeu da Universidade de Coimbra o seu duplo diploma em Ciências Biológicas. Entre 2011 e 2013, o estudante da UFABC foi contemplado com bolsa de estudos do extinto Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), para realizar parte de seus estudos em Portugal. O PLI contou com o apoio da CAPES e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, do qual a UFABC também faz parte.

A participação nesse programa garantiu ao aluno a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a titulação nas Universidades brasileira e portuguesa. A cerimônia de entrega da dupla diplomação contou com a presença do Vice-Reitor Wagner Carvalho e da servidora Natália Cardoso, representante da Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

Alisson relatou que foi crucial para complementar sua formação ter sido estudante em uma Universidade nova, como a UFABC, e ter vivenciado um período de estudos em instituição tradicional e reconhecida mundialmente, como a Universidade de Coimbra. Destacou ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas para adaptação e realização de estudos em outro país, tal experiência foi importante para sua atuação como professor na Educação Básica: “Se algum aluno tiver oportunidade de estudar fora, eu aconselho a ir, pois conhecer o novo e ter contato com culturas diferentes faz a diferença”.O estudante mantém seu vínculo com a UFABC para a conclusão do Bacharelado em Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

Em 2018, o ex-aluno Guilherme Henrique de Lima também recebeu a dupla diplomação em Química pela Universidade de Coimbra. O PLI contribuiu para a internacionalização das licenciaturas da UFABC. A instituição manteve um projeto vinculado a esse programa, cujo título foi "Formação de Professores sob a  Perspectiva do Trabalho Colaborativo Brasil-Portugal e a Integração de Pesquisas". Sob a coordenação da professora Maria Inês Ribas Rodrigues e colaboração dos docentes Paulo Ávila Junior e Sinue Dayan Barbeiro Ludovici, tal parceira possibilitou ainda o desenvolvimento de pesquisa de Mestrado do programa de Pós-Graduação em Ensino, História das Ciências e da Matemática.

12 09 19 interna

Texto: Cinthia Guimarães e Letícia Gouveia

Fotos: Samuel Obaiassi

Atualizado para acréscimo de informações em 16/09/2019.