Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC conquistam 2º lugar no concurso GM Xperience
Início do conteúdo da página

Alunos da UFABC conquistam 2º lugar no concurso GM Xperience

Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 09h00

Um grupo de alunos da Engenharia de Gestão da UFABC conquistou o 2º lugar no concurso GM Xperience 2018, promovido pela General Motors (GM) do Brasil. Segundo a empresa, trata-se de um concurso cultural que visa estimular a produção de trabalho em grupo da comunidade acadêmica, envolvendo pesquisa e inovação, com o objetivo final de reconhecer os esforços dos estudantes brasileiros. 

A premiação concedida à equipe vencedora da etapa nacional consiste numa viagem aos EUA em outubro, para a competição final em Detroit (Michigan), da qual também participarão universitários dos EUA, China, México e Polônia. 

A equipe da UFABC foi composta pelos discentes André de José Queiroz Padilha, Bettina Müller Carioba Munte, Felipe Pinheiro Sousa e Matheus Henrique Pinheiro de Melo, sob a liderança do professor Ugo Ibusuki. Os participantes foram desafiados a apresentar projetos, em inglês, para solucionar questões e um estudo de caso prático, formulados pela GM, de forma a contribuir com ideias inovadoras e que reduzam custos para a empresa. 

Para o professor Ugo Ibusuki, a formação acadêmica interdisciplinar proporcionada pela UFABC contribuiu decisivamente para o excelente desempenho dos discentes nesse desafio. “A formação nas disciplinas da Engenharia de Gestão contribuiu muito para os alunos aplicarem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula na resolução de um caso real da GM, com dados reais de localização ideal de uma planta de produção e definição do local do fornecedor de peças, considerando os custos de manufatura e estoque, investimento, tempo em trânsito e complexidade de um fluxo logístico global”, explica. 

Para participar da edição de 2018, foram selecionadas oito instituições de ensino superior: UFABC, FEI, FGV, Mackenzie, Mauá, Metodista, Termomecânica e USCS. As equipes foram formadas por alunos de cursos de Engenharia, Administração de Empresas, Comércio Exterior, Economia, Direito e Marketing. Esta foi a segunda vez que uma equipe da UFABC participou do GM Xperience. Em 2017, a Universidade obteve o 3º lugar na competição. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa 


Da esq. para a dir: Felipe Pinheiro Sousa, Matheus Henrique Pinheiro de Melo, professor Ugo Ibusuki, Bettina Müller Carioba Munte e André de José Queiroz Padilha. 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página