Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC conquistam vice-campeonato na Competição Brasileira de Robótica

Alunos da UFABC conquistam vice-campeonato na Competição Brasileira de Robótica

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 09h00

Os estudantes do curso de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica, Gustavo Aparecido Pitaro, Rafael Jorge Camargo Moraes e Giliard Souza dos Anjos, conquistaram o vice-campeonato da categoria Robocup Festo Logistic, na Competição Brasileira de Robótica 2013 (CBR).

O torneio aconteceu na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), entre os dias 16 e 20 de outubro. Com o resultado, os alunos da UFABC, que formam a equipe AllSparks, coordenada pelo professor Luis Riascos, representarão o Brasil na competição mundial que será realizada em 2014.

A categoria Robocup Festo Logistic, da Competição Brasileira de Robótica, é composta por diversos desafios de navegação em robótica móvel e logística. Os estudantes disputam uma prova diferente a cada dia, determinadas pelos organizadores do evento.

Cada meta ou atividade realizada satisfatoriamente soma pontos, e cada erro do robô durante o percurso gera punições. Ao final da competição, a somatória define a classificação final das equipes.

Para a disputa, a equipe da UFABC recebeu um robô móvel Robotino como doação da Festo. Os conhecimentos para programar e operar este tipo de robô são apresentados nas disciplinas Fundamentos de Robótica e Robôs Móveis.

A Competição Brasileira de Robótica (CBR) é realizada no Brasil desde 2003. A categoria Robocup Festo Logistic é exclusiva para robôs móveis onidirecionais da marca Festo, uma das patrocinadoras do evento.