Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC recebem prêmio internacional

Alunos da UFABC recebem prêmio internacional

Publicado: Segunda, 19 de Mai de 2014, 10h42

O grupo de alunos do Capítulo Estudantil de Engenharia Biomédica - IEEE EMB UFABC venceu o prêmio da EMBS (Engineering in Medicine and Biology Society) destinado ao melhor novo capítulo estudantil de 2014. A presidente do capítulo, Carolina Marques Velho, receberá o prêmio em Chicago, em agosto. Para premiar um capítulo, a EMBS leva em conta fatores como inovação, contribuições para a profissão e criatividade. Capítulos são grupos que unem professores ou estudantes com afinidades acadêmicas.

Em seu primeiro ano de existência, o grupo de estudantes organizou um curso de primeiros socorros e de programação de softwares, visitas técnicas e eventos de cunho acadêmico. "Toda essa organização do capítulo é um incentivo para os alunos continuarem a busca pelo conhecimento e desenvolvimento", afirmou o pró-reitor de Pesquisa e mentor da Engenharia Biomédica, Harki Tanaka.

Atualmente, o grupo conta com oito integrantes. Além de Carolina, Lucas Zuccarello Oliveira, Eduardo Napolitano, Amanda Juraski, Alessandra Mayumi Honda, Elaine Torresi, Tammy Friche Aguiar e Cássia Boos colaboram com o Capítulo através da organização de eventos e elaboração de projetos. Assim como eles, outros estudantes, servidores técnico administrativos e professores da UFABC também participam das atividades do grupo ou o apoiam de alguma forma.

Uma delas é a professora Maria Elizete Kunkel, que teve papel decisivo na premiação do grupo. Kunkel foi a responsável por redigir a carta de recomendação ao prêmio que receberiam. Ela afirmou que os alunos mereceram o endosso. "Eles fazem um trabalho voluntário, cujo único objetivo é levantar os ânimos dos alunos da Engenharia Biomédica apresentando outras possibilidades além das que já são oferecidas pela Universidade", disse a professora.

Feliz por representar os colegas em Chicago, Carolina quer prosseguir com as atividades do grupo. Sua meta é desenvolver mais atividades como workshops, visitas técnicas, palestras e "expandir essas atividades para a comunidade externa à UFABC".