Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC visitam o Swami Vivekananda Cultural Centre, em São Paulo

Alunos da UFABC visitam o Swami Vivekananda Cultural Centre, em São Paulo

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 16h11

No dia 20 de março de 2024, 20 estudantes de diversos cursos de graduação da UFABC, além do Profº Drº Dalmo Mandelli, Assessor de Relações Internacionais da Universidade, e Pedro Mendes, assistente administrativo da Assessoria de Relações Internacionais, visitaram o Swami Vivekananda Cultural Centre – SVCC, braço cultural do Consulado Geral da Índia em São Paulo, para uma tarde repleta de experiências artísticas e culturais indianas na 1ª edição do “Experience India Day”.

Sob o comando da Profª Drª Jyoti Kiran Shukla, diretora do SVCC e pelos senhores Satyendra Kumar Singh, professor de cultura indiana e João Vitor Z. Lacerda, assessor da Drª Shukla, os alunos foram apresentados à vasta e rica cultura indiana através de danças típicas, apresentação musical de sitar com o musicista Fábio Kidesh, literatura, arquitetura e culinária, além de depoimentos acerca de espiritualidade e experiências na Índia com o cineasta André Alma. Os alunos também foram informados pela Drª Shukla sobre as diversas oportunidades de bolsas de estudos para prosseguir seus estudos de mestrado e doutorado na Índia. Para finalizar, a Cônsul-Geral da Índia em São Paulo, Sra. Manisha Swami, fez o discurso de encerramento do evento, levantando pontos importantes acerca do crescimento econômico indiano, promoção de produtos típicos do país e das relações bilaterais Brasil-Índia.

Segundo o professor Dalmo, "A Índia é um país em grande importância em nível mundial, como por exemplo, no campo da Inteligência artificial, na indústria farmacêutica, nas energias renováveis, entre outros. Também possui instituições acadêmicas de alto nível, como os Institutos Indianos de Educação e Investigação Científica (IISER) e os Institutos Indianos de Tecnologia (IIT). A participação da UFABC no evento foi de grande importância, proporcionando aos nossos alunos a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre a cultura e o sistema educacional indiano, incentivando-os a considerar o país como um dos destinos para mobilidade estudantil".

alunos da ufabc visitam o swami vivekananda cultural centre em sao paulo foto 01

alunos da ufabc visitam o swami vivekananda cultural centre em sao paulo foto 04

alunos da ufabc visitam o swami vivekananda cultural centre em sao paulo foto 03

alunos da ufabc visitam o swami vivekananda cultural centre em sao paulo foto 02

Assessoria de Comunicação e Imprensa /  Assessoria de Relações Internacionais

Foi um evento memorável para todos os participantes! A Assessoria de Relações Internacionais da UFABC, por meio do Profº Drº Dalmo Mandelli, agradece a Drª Shukla e a toda equipe do Swami Vivekananda Cultural Centre pelo convite e hospitalidade!