Página inicial > Notícias > Alunos de Biossistemas são premiados em evento nacional e interdisciplinar

Alunos de Biossistemas são premiados em evento nacional e interdisciplinar

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 17h50

Federação de Sociedades de Biologia Experimental concedeu menções honrosas aos trabalhos de dois mestrandos da UFABC

Dois discentes do Programa de Pós-Graduação em Biossistemas da UFABC receberam menções honrosas na XXXVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), realizada entre os dias 27 e 30 de agosto de 2023 em Búzios, no Rio de Janeiro.

Os mestrandos premiados foram Jeferson Stabile, orientado pela Profa. Dra. Cristina Ribas Fürstenau, e Théo Henrique de Lima Vasconcellos, orientado pelo Prof. Dr. Alexandre Hiroaki Kihara.

Os trabalhos condecorados foram:
The impact of indoxyl sulfate (IS) on inflammatory and purinergic parameters in the aorta of mice
Autores: Jeferson Stabile, Isabela Dorta Molina Hernandes, Raquel Silva Neres dos Santos, Marcela Sorelli Carneiro Ramos, Cristina Ribas Fürstenau
Instituição: UFABC / Centro de Ciências Naturais e Humanas

Inositol 1,4,5-Triphosphate receptor type 1 modulates neuroinflammation in a autosomal recessive RP model
Autores: Théo Henrique de Lima Vasconcellos, Marília Inês Móvio, Alexandre Hiroaki Kihara
Instituição: UFABC / Centro de Matemática, Computação e Cognição

De 1500 trabalhos apresentados, somente 150 receberam menções honrosas, dentre os quais os dois acima citados – os únicos da UFABC premiados nesta edição do referido evento.

Sobre as pesquisas
O objetivo principal da pesquisa do pós-graduando Jeferson Stabile é investigar se uma sinalização celular específica (sinalização purinérgica), que atua no controle do relaxamento e contração dos vasos e da resposta imunológica, é modulada na presença do Indoxil Sulfato – uma toxina urêmica de difícil eliminação, originada na dieta e cujo acúmulo é associado a doenças renais e cardiovasculares.

Já a pesquisa do pós-graduando Théo Vasconcellos objetiva compreender o papel do receptor de inositol 1,4,5-trifosfato tipo 1 (IP3R1) no desenvolvimento da retinose pigmentar autossômica recessiva em camundongos. Segundo o pesquisador, trata-se de uma retinopatia hereditária multigênica, que pode levar à cegueira, apresentando alterações na homeostase de cálcio, neuroinflamação e estresse oxidativo.

Mais informações:
- XXXVII Reunião Anual da FeSBE (Site)
- Programa de Pós-Graduação em Biossistemas da UFABC (Instagram)

biossistemas jeferson theo
Jeferson Stabile (à esquerda) e Théo Vasconcellos (à direita) na XXXVII Reunião Anual da FeSBE.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Marcador(es):