Página inicial > Notícias > Alunos e Servidores da UFABC participam do Projeto Desafio da Sustentabilidade

Alunos e Servidores da UFABC participam do Projeto Desafio da Sustentabilidade

Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2014, 14h21

No último dia 06, o Ministério da Educação (MEC) deu início ao Projeto Desafio da Sustentabilidade. O concurso busca incentivar servidores e alunos das instituições federais de ensino a desenvolverem ideias sustentáveis e inovadoras a partir de dois temas: "Como Reduzir os Gastos com o Consumo de Água nas Instituições Federais de Ensino?" e "Como Reduzir os Gastos com o Consumo de Energia Elétrica nas Instituições Federais de Ensino?".

A participação no concurso acontece por meio de plataforma na internet (www.premioideia.mec.gov.br), sendo que qualquer pessoa pode representar uma Universidade ou Instituto Federal. Além de sugerir ideias, os participantes também podem colaborar comentando e curtindo propostas, o que também aumenta a pontuação da instituição escolhida.

Ao final do projeto, no início do mês de fevereiro, as instituições de ensino que conseguirem o maior número de pontos serão premiadas com quantias que variam entre 1 e 3 milhões de reais, que serão usadas para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. Os autores das ideias mais votadas também serão premiados.

Até o momento, cerca de 100 estudantes, professores e técnico-administrativos da UFABC estão engajados e participando do Desafio. O grupo vem tentando mobilizar a Universidade sobre a importância do concurso. "A participação de toda a comunidade é essencial porque o Desafio será vencido pela Universidade que tiver o maior número de pontos. Mais que isso, este é um excelente momento de reflexão sobre a própria Universidade e seu nível de sustentabilidade", afirma o professor do Bacharelado em Planejamento Territorial Leonardo Freire de Mello.

Os estudantes, professores e técnicos-administrativos mantém contato diariamente e acompanham os resultados por meio de um grupo no Facebook (www.facebook.com/events/321970127986506/). Mais informações estão disponíveis em ufabc.net.br/3a.