Página inicial > Notícias > Andifes sedia encontro na UFABC em meio a coleta de contribuições para novo PDI da Universidade

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 11h51

O Seminário "Interdisciplinaridade, Inclusão e Excelência no Ensino Superior", realizado na UFABC em 15 e 16 de junho no Campus Santo André, contribuiu com a coleta de informações para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI 2024-2033). O evento integrou uma série de seminários que a atual diretoria da Associação de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) tem promovido para discutir o futuro da universidade brasileira. Representantes da maior parte das instituições federais participaram das discussões que ocorrem em eventos periódicos desde o ano passado com sedes alternadas.

seminario andifes interdiciplinaridade inclusao e excelencia no ensino superior 15.06 599 300x200

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, afirmou que as apresentações apontaram para a necessidade de uma modernização do ensino superior brasileiro que considere diversas alternativas. “Existem várias possibilidades. Não há modelo único para a diversidade de regiões que existem em um país como o Brasil — explicou”. Para o dirigente, essa evolução deve ocorrer por meio da troca de experiência, propiciada pela rede das universidades federais brasileiras, pois essas instituições representam um modelo de ensino superior com potência e dimensão que não existentes em outros países.

Mônica Schroder, vice-reitora, avaliou como incrível a oportunidade de receber dirigentes de todas as universidades federais do país, especialmente para estabelecer contato com experiências diversas e com o propósito comum de olhar para o futuro da educação superior. Ela destaca também o fortalecimento de relações com a Andifes, que, na avaliação dela, representa referência incontestável na superação da crise orçamentária que aflige o sistema nacional de educação há oito anos. Mônica lembrou que a UFABC vive momento peculiar, discutindo os caminhos da instituição para a próxima década com o Plano de Desenvolvimento Institucional, e que “fazer esse debate dentro de um conjunto de seminários sobre a educação do futuro torna-se chance exclusiva de reunir referências para construção de diretrizes para o futuro”.

Para a coordenadora dos trabalhos de elaboração do novo PDI da UFABC, Tatiana Ferreira, os temas em discussão contemplaram eixos do plano de desenvolvimento institucional da Universidade. “Isso catalisou colaborações e reflexões que ajudam a comunidade interna a pensar a construção do Plano.” Ela afirma que as contribuições ocorreram em dois sentidos, pois tanto o PDI se beneficia do contexto dos debates, como o modelo interdisciplinar e de inclusão ganha frentes para expansão em outras instituições.

Confira o vídeo com o balanço do evento por parte do reitor, Dácio Matheus, da vice-reitora Mônica Schröder e da presidente da Comissão Coordenadora do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2033, Tatiana Lima Ferreira:

Abertura e Mesa Inovação em Projetos e Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.

seminario andifes interdiciplinaridade inclusao e excelencia no ensino superior 15.06 647 768x512

Mesa: Inclusão com Excelência no Ensino Superior.

seminario andifes interdiciplinaridade inclusao e excelencia no ensino superior 16

Mesa: Pesquisa, Extensão e Inovação: suas relações e indissociabilidade na universidade brasileira.

seminario andifes interdiciplinaridade inclusao e excelencia no ensino superior 18

Mesa: Tecnologias, Educação e Inteligência Artificial.

seminario andifes interdiciplinaridade inclusao e excelencia no ensino superior 20

Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ao final da programação do Seminário Andifes.

Mais fotos do evento podem ser vistas no Flickr da Andifes.

Os vídeos com a trasmissão do Seminário "Interdisciplinaridade, Inclusão e Excelência no Ensino Superior" estão disponíveis no Canal da Andifes no YouTube.

Texto e vídeo: Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC / Fotos: Comunicação Andifes

Marcador(es):