Página inicial > Notícias > Caminho entre Campus Santo André e Terminal terá patrulha da PM

Caminho entre Campus Santo André e Terminal terá patrulha da PM

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 18h20

A Polícia Militar informou à UFABC que a ciclovia que liga a Universidade ao Terminal Metropolitano Santo André Leste receberá prioritariamente o serviço de policiamento com bicicleta no período vespertino a partir desta quinta-feira (25). O serviço de patrulhamento também será integrado a uma Base Comunitária Móvel. A expectativa das autoridades é de que essa ação contribua para segurança dos alunos e demais pessoas que circulam nesse trecho.

Com extensão aproximada de 1,3 km, a ciclovia está em uso há quatro meses.  O trajeto inclui o passeio do Carrefour, o cruzamento da Avenida Antônio Cardoso e rotatória da Avenida dos Estados. Antes de chegar ao Terminal, a via exclusiva passa pela Rua Augusto Ruschi, em frente à entrada do Assaí e segue até o cruzamento com a Rua Visconde de Taunay.

1907 pm1

1907 pm2

Fotos: PM-SP

Esclarecimentos da PM-SP

Em nota sobre o patrulhamento com bicicletas nos arredores da UFABC, a Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de São Paulo esclareceu que o policiamento com bicicletas “constitui uma excelente ferramenta de polícia comunitária, utilizável em determinados locais e circunstâncias que propiciem deslocamento ágil e interação com a comunidade. Contudo, no período noturno, há maiores riscos de acidentes de trânsito, pois é certo que, na atividade de policiamento, o policial não pode ficar restrito às ciclovias ou ciclofaixas, necessitando, muitas vezes, transitar entre veículos”.

O conteúdo divulgado afirma também que “o fato de não utilizar o policiamento com bicicletas no período noturno não implica na inexistência de policiamento. Na região, são empregados policiais no radiopatrulhamento, no policiamento com motocicletas e no policiamento comunitário, com a utilização de bases comunitárias móveis, entre outras modalidades e processos de policiamento que são mais eficazes no período noturno em razão de maior visibilidade. A estratégia vem mostrando resultados, tanto é que os indicadores criminais, especialmente os de crimes contra o patrimônio, vêm sofrendo constantes declínios. No mês de junho, por exemplo, os roubos em geral caíram 3%, os roubos de veículos, 19,5% e não houve registro de latrocínios”.

Com acréscimo de informações da PM-SP em 29/7.