Página inicial > Notícias > CNPq eleva número de bolsas de iniciação científica concedidas à UFABC

CNPq eleva número de bolsas de iniciação científica concedidas à UFABC

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h10

O CNPq concedeu um aumento de 48 novas bolsas de iniciação científica para a UFABC. Entre as novas concessões, há 19 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), quatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e 25 do Programa de Iniciação em Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (PIBIC-AF). Agora o número de bolsas concedidas nessas modalidades pela instituição de fomento, que era de 111, sobe para 159.

O valor das bolsas é de R$ 700. Elas terão duração de 12 meses, com o início das atividades neste mês de setembro. O processo seletivo foi realizado segundo as diretrizes do Edital 03/2023 e a concessão das bolsas seguirá a ordem de classificação desse documento. Foram 439 projetos aprovados, dos quais 357 solicitaram bolsas. Além dos 159 contemplados pelo CNPq, 94 serão financiados pela própria UFABC.

“Os incentivos são essenciais para estimular os alunos a iniciarem e permanecerem nas atividades de pesquisa até a sua conclusão. Dessa forma, além de contribuírem para a formação dos alunos, que é um dos objetivos fundamentais dos Programas de IC, auxiliam também no desenvolvimento dos projetos de iniciação científica e tecnológica”, afirmou a coordenadora do Comitê dos Programas de Iniciação Científica (CPIC), Juliana Tófano.

As novas bolsas são voltadas especificamente para os alunos de graduação que participaram dos editais. Ao desenvolverem um projeto, os estudantes são colocados em contato com os métodos científicos aplicados à resolução de um problema, o que auxilia na construção da criatividade e do pensamento crítico.

Durante as atividades de pesquisa, os alunos interagem com grupos formados por docentes, técnicos e alunos de pós-graduação, desenvolvendo as capacidades de comunicação e colaboração. Ao longo desse processo, ocorre a construção do conhecimento fundamentada na ética e embasada por critérios científicos, contribuindo para a formação de cidadãos com habilidades para auxiliar na solução dos problemas da sua comunidade.

Adicionalmente, as bolsas de iniciação tecnológica visam formar profissionais criativos, com capacidades inovadoras e empreendedoras, que poderão contribuir para o fortalecimento das empresas do país.

O pró-reitor de Pesquisa, Wagner Carvalho, lembra que o incentivo à pesquisa na UFABC ocorre ainda antes do ingresso das(os) alunas(os) na universidade, com a oferta de projetos e bolsas de Iniciação Científica voltados para o ensino médio.

“Ao longo de sua vida acadêmica, discentes são incentivadas(os) a participar de atividades de pesquisa literalmente ‘desde o primeiro dia’ (programa PDPD). Buscamos constantemente diversificar a oferta de projetos e de bolsas que possam estimular a participação de estudantes da graduação nas pesquisas desenvolvidas na UFABC, avançando, caso sejam seus objetivos, para os níveis de pós-graduação. Assim, esperamos contribuir tanto com as pesquisas realizadas quanto com as (os) próprias (os) discentes na sua formação pessoal, profissional e acadêmica”, afirmou Carvalho.

O professor Wagner reitera ainda que a nova concessão de bolsas mostra que o CNPq está reavaliando o investimento da instituição na pesquisa científica, o que fortalece a sua relação com as universidades. “A relação da UFABC com as agências de fomento tem se fortalecido, em especial com o CNPq, a Fapesp e a Finep. Ao longo dos últimos anos, temos diversificado e intensificado a submissão e o aceite de propostas por estas agências, o que demonstra o amadurecimento do nosso ambiente de pesquisa e inovação”, disse ele.