Página inicial > Notícias > CNPq vai financiar projeto de Relações Internacionais

CNPq vai financiar projeto de Relações Internacionais

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2013, 16h15

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) selecionou o projeto "A América do Sul na agenda da política externa brasileira: ação prioritária ou instrumental" para receber um financiamento de R$ 50 mil em três anos. Essa pesquisa é resultado de uma parceria entre os cursos de Relações Internacionais da Unifesp e da UFABC e conta com a participação dos professores da Universidade Giorgio Romano (coordenador desse bacharelado na UFABC), José Blanes e Igor Fuser. O trabalho será organizado em duas linhas de estudos: (1) América do Sul: Política Externa e Governança Internacional e (2) América do Sul: Energia, Estratégia e Segurança — está última será coordenada pelo professor Giorgio Romano.

O projeto trata da ampliação do sistema de relações internacionais do Brasil na última década, que modificou a posição do país no equilíbrio de poder mundial, elevando a sua projeção do âmbito regional ao global. De acordo com o professor Giorgio, embora a trajetória de priorizar a América do Sul como plataforma de ação externa tenha começado na década de 1970, foi a partir do século 21 que se pode observar um adensamento da liderança regional brasileira visando sua projeção mundial. Os estudos pretendem examinar de que forma a América do Sul se insere no quadro das relações internacionais do Brasil e a ambiguidade na definição dessa estratégia como prioridade ou como instrumento da projeção do país.