Página inicial > Notícias > Com a presença de representante do ACNUR, Universidade instala nova cátedra

Com a presença de representante do ACNUR, Universidade instala nova cátedra

Publicado: Terça, 01 de Abril de 2014, 14h20

A UFABC instalou na segunda-feira (31) a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. A cerimônia contou com a presença do representante do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) no Brasil, Andrés Ramirez. A nova cátedra se articula em três frentes: ensino, pesquisa e extensão. O reitor Klaus Capelle também esteve presente.

Ramirez apresentou palestra em que abordou os desafios da temática dos refugiados na atualidade. Ele também elencou peculiaridades do Brasil e da América Latina em relação ao tema. "Aqui, na região, ainda temos o problema do conflito na Colômbia. Mas há muito interesse dos países da América Latina em uma resolução do conflito", afirmou Ramirez.

Tema bastante discutido na atualidade, a questão do refúgio deve ocupar um lugar central nos cursos de Relações Internacionais, de acordo com Ramirez. "Essa temática está muito presente no âmbito internacional. Não há como um curso de Relações Internacionais abrir mão dessa discussão", disse.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello conta ainda, além do apoio e importante participação do curso de Relações Internacionais, com o apoio e participação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) e do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (NCTS). De acordo com a professora Adriana Capuano, “a cátedra está na UFABC como um todo. Todos na Universidade estão convidados a participar”.

Para Ramirez, a instalação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello dá aos alunos a verdadeira dimensão da complexidade do fenômeno do refúgio. "Em uma universidade com multiplicidade de disciplinas, o estudante pode ficar ciente de como ajudar nesse assunto a partir de sua perspectiva, trabalhando em extensão, pesquisa e ensino", afirmou.