Página inicial > Notícias > Comissões fiscalizam gestão de resíduos e segurança em laboratórios da UFABC

Comissões fiscalizam gestão de resíduos e segurança em laboratórios da UFABC

Publicado: Segunda, 07 de Janeiro de 2013, 12h46

Quem passa pelos corredores da UFABC e vê alunos e pesquisadores trabalhando nos laboratórios pode imaginar que tudo termina com o fim das aulas ou quando uma pesquisa é publicada. No entanto, duas comissões trabalham muito para que setores fundamentais da Universidade operem com segurança e eficiência.

Criadas respectivamente em 2010 e 2012, a CPSL (Comissão Permanente de Segurança Laboratorial) e a CoGRE (Comissão de Gestão de Resíduos)vêm tomando iniciativas para impedir que os laboratórios da UFABC se tornem inseguros e prejudiquem o patrimônio da Universidade. Outra preocupação das comissões é garantir o bem-estar da comunidade, procurando chamar a atenção para as condições de segurança de professores, técnicos administrativos e alunos.

A CPSL trabalha por meio de uma check-list em que apura se os laboratórios estão trabalhando de acordo com as normas de segurança. As principais preocupações da comissão são a manipulação de produtos químicos e os procedimentos de uso de gases em laboratórios.

"Os propósitos da Reitoria durante a criação da comissão foram analisar e fiscalizar as condições de segurança dos laboratórios da UFABC", afirmou a ex-coordenadora e atual membro da comissão Fernanda Mizumura.

A criação da CoGRE é resultado de uma política de gestão de resíduos. Um dos objetivos da comissão é estabelecer destinos corretos para ácidos, bases e solventes químicos, que não podem ser descartados no esgoto comum.

"A maneira que a Universidade encontrou para lidar com a gestão de resíduos foi a criação de uma comissão que está incumbida de propor um modelo de gestão de resíduos que atenda às necessidades da Universidade", afirmou o professor Marcelo Christoffolete.