Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Corrida promove primeiro campeonato brasileiro de veículos autônomos em escala
Início do conteúdo da página

Corrida promove primeiro campeonato brasileiro de veículos autônomos em escala

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 14h55

Os professores Luiz Antonio Celiberto Junior da UFABC e Edson Kitani do Fatec Santo André, organizarão um desafio competitivo entre veículos autônomos em escala. Chamada de Robocar Race, a disputa será realizada em 4 de novembro em Santo André e pretende reunir grupos de pesquisas e entusiastas na área de condução autônoma de veículos terrestres. O objetivo da competição é desenvolver um carro elétrico autônomo que possa, até 2023, competir com um piloto humano de rádio controle (RC) da Sociedade Paulista de Radiomodelismo

De acordo com Luiz Antonio Celiberto Junior, professor da UFABC e responsável pela organização da Robocar, não basta construir um robô, pois o projeto abrange três áreas da engenharia: Mecânica, Eletrônica e Computação. Ele conta que o carro precisa “enxergar” a pista por meio de um sistema de visão computacional que processe imagens de uma câmera de bordo. “Além disso, será preciso desenvolver um circuito de controle de motores e um projeto mecânico que forneça robustez suficiente para o carro resistir à prova” — explica o professor.

Para Celiberto, a visão de engenharia em todo o processo — não com foco em uma parte — é muito importante para a formação de estudantes, pois, atualmente, se trata de uma virtude de grande interesse nas empresas. Ele esclarece que as construções em escala estimulam e tornam o uso da tecnologia mais acessível. “Miniaturas de carros podem ser construídas em impressora 3D e depois equipadas com componentes baratos, mas capazes de torná-las um veículo autônomo” — explica.

A competição será aberta, gratuita e os interessados devem efetuar a inscrição pela internet até 20 de outubro (www.roborace.com.br). Os participantes deverão encaminhar um Technical Description Paper (TDP), descrevendo o que foi feito e comparecer com seu carro elétrico no dia e local da prova.  O regulamento e outras informações também estão disponíveis no sítio do evento.

A Robocar Race conta com diversos apoiadores, dentre eles a Udacity, Nvidia, RoboCore, National Instruments e a Ford, que atuarão no campeonato como juízes.  A Prefeitura de Santo André e a Guarda Municipal participarão com suporte e preparação do local e do entorno da pista.  Além dos professores Celiberto e Edson como organizadores, a competição conta com apoio técnico do professor Jun Suzuki do Laboratório de Robótica do Centro Paula Souza.

Robocar Race - Primeiro campeonato brasileiro de corrida de veículos autônomos em escala
4/11/2018
Pista da Associação Auto-Modelismo de Rádio Controle do ABC (AARC do ABC), Av. dos Estados,  ao lado do Sam's Club de Santo André.
www.roborace.com.br

Assessoria de Comunicação e Imprensa

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página