Página inicial > Notícias > Cursos de extensão da UAB focam desenvolvimento educacional

Cursos de extensão da UAB focam desenvolvimento educacional

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2013, 09h57

O Programa Anual de Capacitação Continuada da Universidade Aberta do Brasil (PACC/UAB) abriu novos cursos de extensão universitária para docentes, tutores e coordenadores de pólos da UAB. Essa iniciativa tem fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e contempla quatro áreas em desenvolvimento educacional. Os cursos ocorrerão no segundo quadrimestre e mais informações devem ser obtidas com os respectivos coordenadores.

Metodologia para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagens (OAs)
Responsável: Juliana Braga (CMCC).
Coordenadora: Lays Fitaroni (laysfitaroniarrobagmail.com).
Período: 5/8 a 16/10.
Carga horária: 60 horas.
Conteúdos programáticos: Metodologias para desenvolvimento de OAs, detalhamento de cada etapa para desenvolvimento de OAs segundo Metodologia INTERA e Tecnologias móveis para desenvolvimento de OAs.

Novas Tecnologias e Metodologias para Educação
Responsável: Márcio Silva (CMCC).
Coordenadoras: Ingrid Zia (ingrid.ziaarrobaufabc.edu.br) e Regina Carteano (rekarteanoarrobagmail.com).
Período: 6/8 a 17/10.
Carga Horária: 60 horas.
Conteúdos programáticos: Ambiente virtual para EaD (introdução e ferramentas doTidia); Formação docente; Planejamento de curso virtual em EaD; Avaliação.

Produção de Vídeo
Responsável: Marília Mello Pisani (CCNH).
Coordenador: Paulo Aguiar (paulolopes10arrobagmail.com).
Período: 5/8 a 25/10.
Carga horária: 60 horas.
Conteúdos Programáticos: O curso será desenvolvido ao longo de 12 semanas e é composto por três módulos: Módulo 1 - Introdução ao vídeo e às possibilidades de seu uso no ensino; Módulo 2 - Ferramentas e técnicas para produção de vídeo; Módulo 3 – Desenvolvimento do projeto final.

Uso da webconferência na Educação a Distância
Responsável: Sílvia Dotta (CMCC).
Coordenadora: Adriana Keiko (keiko.nishidaarrobagmail.com).
Período: 6/8 – 28/10.
Carga horária: 44 horas.
Conteúdos programáticos: Fundamentos da Comunicação virtual; Conceituação de webconferência; Estratégias para condução de aulas síncronas; Planejamento, aplicação e avaliação de aula virtual pela ferramenta de webconferência.