Página inicial > Notícias > Discussão sobre racismo abre ciclo de debates na UFABC

Discussão sobre racismo abre ciclo de debates na UFABC

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2014, 11h19

Em 1955, países africanos e asiáticos organizaram uma conferência na cidade de Bandung, na Indonésia. O objetivo era trilhar um caminho autônomo, que passasse ao largo do colonialismo das potências da época. Quase 60 anos depois, o espírito da Conferência de Bandung começa a ser revivido na UFABC. Desde o último dia 16, a Universidade tem sido sede do "O Brasil na Mira do Novo Bandung".

A iniciativa é um curso de educação popular, ministrado por meio de um ciclo de debates (três por quadrimestre) sobre as novas relações Sul-Sul . Os eventos contarão com a participação de pesquisadores de destaque nas Ciências Sociais, alunos e professores da UFABC, além de representantes dos núcleos de base da UNEAFRO. "A UFABC está se tornando protagonista ao promover eventos como esse", explicou o professor Paris Yeros, que coordena o evento.

No primeiro encontro da série de debates, a UFABC recebeu o professor Amauri Mendes Pereira, que apresentou palestra com o tema "De Bandung a Durban: olhares sobre a III Conferência Mundial contra o Racismo". "Quando tratamos do racismo no miolo de tempo entre as conferências de Bandung (1955) e Durban (2001), nós resgatamos a história para mostrar como a luta contra o racismo é muito antiga e tem uma longa trajetória, na modernidade, no ocidente", disse Pereira.