Página inicial > Notícias > Documentário resgata história da primeira via férrea de São Paulo

Documentário resgata história da primeira via férrea de São Paulo

Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2012, 16h47
O interesse em preservar a memória social e dar visibilidade a um dos principais patrimônios históricos e culturais do Estado de São Paulo levou alunos e professores da UFABC e da Fundação Santo André a produzir o documentário "Neblina sobre Trilhos – Transformação Sensível".  Resultado de um projeto de extensão financiado pelo MEC/Sisu e pela Proex/UFABC, o curta retrata a implantação e desenvolvimento da São Paulo Railway, primeira via férrea da região paulista durante a década de 1860, e destaca a importância da Vila de Paranapiacaba nesta época.

Construindo um diálogo entre presente e passado, a história da ferrovia ganha no documentário um olhar mais poético, por meio de depoimentos e lembranças de ferroviários, pesquisadores e moradores que vivenciaram a evolução da São Paulo Railway, principalmente em Paranapiacaba.

"Neblina sobre trilhos" vai além do registro histórico e mostra, também, o descaso com a preservação da estrada de ferro, como uma das contradições do processo de formação e dos modelos de desenvolvimento do Brasil, onde o passado fica à parte do progresso.
O documentário teve a orientação dos docentes da UFABC, Ana Maria Dietrich e Claudio Camargo Penteado e do professor Odair de Sá Garcia, do Centro Universitário Fundação Santo André.

Até o final de 2012, os produtores planejam realizar 50 exibições do filme nas cidades que tangenciam a linha férrea Santos-Jundiaí. Um livro com textos dos pesquisadores envolvidos no projeto e entrevistas dos ferroviários também está previsto para ser lançado no final do ano.

Assessoria de Imprensa e Comunicação - UFABC
16/05/2012