Página inicial > Notícias > Em volta à UFABC, presidente Lula inaugura novo bloco e recepciona ingressantes 2023

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 15h02

Dedicado à pesquisa e ensino, Bloco Zeta é a mais recente inauguração do Campus São Bernardo

Quase dez anos depois, o presidente Lula voltou a participar de cerimônia na UFABC na última sexta-feira (2). Na última visita, o então ex-presidente recebeu o título de honoris causa. Lula, dessa vez, acompanhou a inauguração do Bloco Zeta, prédio de laboratórios do Campus São Bernardo, e se pronunciou, recepcionando estudantes ingressantes de 2023, para o auditório lotado do Bloco Beta. Os membros da comunidade que não puderam entrar no auditório acompanharam o evento em telões instalados na área externa do campus.

Antes de falar, Lula visitou experimento científico no Bloco Zeta. A pesquisa, de autoria do professor João Salinet, versa sobre arritmia cardíaca. A passagem pelas novas dependências da Universidade durou cerca de 30 minutos.

Além do presidente, o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, a ex-aluna Laury Liers , o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o reitor da UFABC, Dácio Matheus, também falaram ao público presente.

cerimonia inaugurao do bloco zeta da ufabc foto ricardo stuckert

Presidente Lula discursa durante a cerimônia de inauguração do Bloco Zeta, do Campus São Bernardo do Campo da UFABC. 02/06/2023. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante sua fala, Lula defendeu que os recursos destinados à educação não sejam considerados gasto, mas sim investimento. Ele argumentou que essa classificação se aplica também à área da saúde. De acordo com Lula, “gasto é o dinheiro que vai para o pagamento de juros da dívida”.

Ele traçou o panorama de desenvolvimento da UFABC. Lembrou que se trata da única universidade brasileira com o corpo docente composto exclusivamente por doutores. Falou a respeito das cotas para minorias e disse que vislumbrou um futuro promissor para a Universidade. “A UFABC vai se transformar na universidade mais importante do país”.

Lula afirmou ainda que tem como sonho “ver a UFABC entre as dez mais importantes do mundo”.

Dácio Matheus afirmou que o evento do dia representava mais que a inauguração de um bloco e que significava “o aumento da relação de cooperação com a comunidade, com o setor produtivo, com a inovação, com a indústria e com os agentes públicos e privados da região”. Matheus agradeceu ainda às emendas parlamentares, responsáveis por compor também o orçamento da UFABC. “Nesses tempos de recursos reduzidos, as emendas da bancada têm sido cruciais”, afirmou.

inaugurao bloco zeta da ufabc foto monique scantamburlo aci ufabc

Dácio Matheus, Reitor da UFABC, em discurso durante a cerimônia de inauguração do Bloco Zeta, do Campus São Bernardo do Campo da UFABC. 02/06/2023. Foto: Monique Scantamburlo/ACI UFABC

Matheus solicitou novos investimentos, alinhados com a recomposição orçamentária, assistência estudantil e autonomia universitária. “Reafirmamos nosso compromisso com a diversidade da nossa gente, com os povos originários, com a sustentabilidade do meio ambiente e, principalmente, o compromisso inarredável com a democracia”, disse. Confira o discurso do reitor da UFABC na íntegra.

Camilo Santana também tratou da recomposição orçamentária. Ele disse que o presidente sinalizou a efetivação dessa medida e que as obras paralisadas serão retomadas. Santana falou a respeito de novos desafios, como o pacto contra o analfabetismo. “Nos próximos anos, vamos lutar para reverter o analfabetismo entre as crianças”. Luciana Santos, por sua vez, disse que 90% das pesquisas ocorrem na universidade. Segundo ela, a universidade não é espaço de balburdia. “É espaço de excelência e desenvolvimento”.

Solicitado a se pronunciar pelo presidente Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, colocou os primórdios da UFABC em perspectiva com o cenário atual, “(No início) a Universidade era apenas um terreno baldio. Hoje temos aqui 20 mil alunos”. Haddad concluiu lembrando que segue atento às questões educacionais do país. “Vocês continuam com um aliado no ministério da Fazenda”.

Egressa do primeiro vestibular da UFABC, a ex-aluna Laury Liers disse que a missão da UFABC de democratizar o ensino superior brasileiro chamou sua atenção à época do processo seletivo. Lembrou das bolsas às quais teve acesso e da vivência repleta de aprendizados que teve na Universidade. “São importantes políticas que constituem um meio de construir uma sociedade com menos desigualdade”, complementou.

Veja as fotos da visita do Presidente Lula às instalações do Bloco Zeta e os registros da cerimônia de inauguração do Bloco Zeta da UFABC.

Assista a transmissão da visita do Presidente Lula na UFABC

Marcador(es):