Página inicial > Notícias > Encontro de novas universidades na UFABC gera carta com desafios comuns

Encontro de novas universidades na UFABC gera carta com desafios comuns

Publicado: Terça, 19 de Mai de 2015, 08h38

Dirigentes das dez universidades federais mais novas do Brasil estiveram reunidos na UFABC em 15 de maio para debater questões relacionadas com o processo de criação e desenvolvimento dessas instituições.

Na abertura do encontro, o reitor Klaus Capelle lembrou que a criação de uma nova universidade beneficia de inúmeras formas a região que recebe a universidade, desde a oferta de ensino em nível de graduação e pós-graduação e cursos de extensão, a parcerias em pesquisa e desenvolvimento com as empresas da região, atividades culturais e oportunidades de emprego para a população. Porém, o processo de criação e consolidação de uma nova universidade exige cuidados especiais, para que a jovem instituição possa cumprir sua missão com sucesso.

No período da manhã, os dirigentes participaram de um simpósio no qual fizeram apresentações das suas instituições, destacando particularidades e diferenciais acadêmicos e regionais. À tarde foi dedicada a uma reunião de trabalho entre os reitores e vice-reitores, cujo principal resultado foi a elaboração da "Carta de Santo André", direcionada ao Ministério de Educação (MEC), que lista os principais desafios e projetos para o fortalecimento e crescimento das novas universidades.

O documento solicita especial atenção do Congresso Nacional e do Governo Federal, em particular do Ministério da Educação e respectivos órgãos, a assuntos como: Plano de Desenvolvimento das Universidades, recursos financeiros e novos critérios orçamentários e de custeio, readequação de normas licitatórias, revisão da lei para criação de fundações de apoio, consideração de dificuldades regionais e missões específicas no planejamento das novas instituições, reforma na avaliação e regulação de cursos de graduação e maior flexibilidade na avaliação de cursos e de fornecimento de bolsas de pós-graduação.

Além do reitor Klaus, participaram da reunião Ricardo Lange Ness, vice-reitor da Universidade Federal do Cariri; Jaime Giolo, reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul; Aristeu Rosendo Pontes Lima, vice-reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Josué Modesto dos Passos Subrinho, reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Iracema Santos Veloso, reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia; Raimunda Nonata Monteiro, reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará; Ulrika Arns, reitora da Universidade Federal do Pampa; Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia e João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, vice-reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2015_simposio-de-reitores

19/5/2015