Página inicial > Notícias > Entenda como fica o processo seletivo na UFABC com a nova lei de cotas

Entenda como fica o processo seletivo na UFABC com a nova lei de cotas

Publicado: Segunda, 07 de Janeiro de 2013, 13h44

A UFABC é uma das universidades que menos alterarão seu processo seletivo para se adaptar à nova Lei de Cotas. Desde a sua criação, a instituição já reserva 50% de suas vagas para estudantes provenientes de escolas públicas. Dentre estas, também já havia vagas reservadas para estudantes pretos, pardos e índios. Portanto, no caso da UFABC, a inovação da lei está na inserção do fator renda no processo de reserva de vagas: a partir deste ano, pelo menos 50% das vagas reservadas aos cotistas deverão ser ocupadas por candidatos provenientes de famílias com renda per capita inferior a um e meio salário mínimo.

Ao abrir a tela destinada à escolha da modalidade, o candidato que cursou o ensino médio integralmente em escola pública, e que não faça parte de nenhuma minoria étnica, poderá assinalar uma das opções relativas à sua condição socioeconômica familiar: com renda igual ou inferior a um e meio salário mínimo (per capita) ou superior a um e meio salário mínimo (per capita). O mesmo acontece para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e índios.

Quem optou pelo ingresso através da modalidade de renda familiar per capita igual ou inferior a um e meio salário mínimo deverá apresentar, no ato da matrícula, comprovantes de rendimento de cada membro da família, conforme as definições constantes da Portaria Normativa nº 18 do MEC, de 11/10/2012.