Página inicial > Notícias > Esclarecimento sobre o abastecimento dos Câmpus da UFABC com água

Esclarecimento sobre o abastecimento dos Câmpus da UFABC com água

Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2015, 10h43

Face às reportagens sobre a reunião dos reitores das universidades públicas paulistas sobre a crise hídrica que estão sendo divulgadas pela imprensa e nas mídias sociais, a Reitoria esclarece:

1. Não há planos para suspender as aulas da UFABC em função da crise hídrica. O comentário sobre essa possibilidade é de outro participante da reunião dos reitores e se refere à realidade de outra instituição, mas foi atribuída erroneamente ao coletivo. As aulas na UFABC continuarão em 2015 como planejadas em 2014.

2. A participação da UFABC na reunião dos reitores das universidades públicas paulistas visou compartilhar experiências sobre medidas de economia de água adotadas nas diversas instituições, e colocar a competência científica da universidade à disposição da sociedade na busca de soluções para a crise hídrica. Mais informações sobre essa reunião estão disponíveis no Portal da UFABC, na matéria "Universidades públicas paulistas criam fórum de reitores para debater crise hídrica".

3. Nenhum dos municípios onde a UFABC mantém instalações recebe água do sistema Cantareira. O município de Santo André recebe sua água principalmente do sistema Rio Claro, enquanto São Bernardo é abastecido pelo sistema Rio Grande. De acordo com os dados oficiais da SABESP, esses sistemas estão atualmente com 29,8% (Rio Claro) e 75,8% (Rio Grande) da sua capacidade, portanto, muito distantes do nível de 5,2% do sistema Cantareira.

4. Dessa forma, não há risco agudo de falta de água na UFABC. Apesar disso, devemos cumprir nosso dever cívico e contribuir com a economia de água no Estado. As medidas concretas tomadas para isso no âmbito da UFABC serão divulgadas em outro Informativo.

Reitoria
Universidade Federal do ABC