Página inicial > Notícias > Estudantes do Ensino Fundamental e Médio podem se preparar para competições de matemática na UFABC

Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 14h18

A Universidade Federal do ABC divulga 80 vagas abertas para o curso Polo Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI), destinado à preparação de alunos do ensino fundamental e médio para as olimpíadas de Matemática. Planejado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o curso é oferecido no formato de aulas presenciais em diversos polos por todo o país (com a possibilidade de se acompanhar o programa em um polo virtual, por meio do site POTI Virtual).

Na UFABC, as aulas ocorrerão no Campus Santo André, às sextas-feiras, das 14h às 18h, com início em 05/04 e término em 06/12. As inscrições podem ser feitas até o dia 31/03, na página https://poti.impa.br/ (selecionando-se o polo "Santo André" na lista de opções).

O POTI é organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta na Universidade com supervisão do professor Rodrigo Roque Dias, coordenador do curso de Bacharelado em Matemática. Sobre o programa, o prof. Rodrigo ressalta que “trata-se de uma excelente oportunidade para que estudantes tenham um primeiro contato com a Universidade e possam aprimorar suas habilidades e conhecimentos matemáticos”.

O treinamento busca capacitar estudantes a concorrer na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Rodrigo lembra que “Estudantes que receberem premiações nessas olimpíadas (OBM ou OBMEP) podem participar do programa PICME, também promovido pelo IMPA, que confere bolsas de estudo desde o Ensino Médio até a Pós-Graduação. Além disso, premiações em competições científicas são uma possível porta de entrada para instituições de ensino superior, a exemplo da própria UFABC”. Para mais informações a respeito dessa forma de ingresso na UFABC, clique em: https://prograd.ufabc.edu.br/vagas-olimpicas-principal.