Página inicial > Notícias > Estudos de mestrado investigam influência da música no aprendizado da matemática

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2013, 13h33

Dois trabalhos do curso de mestrado da UFABC em Neurociência e Cognição estudam os efeitos da música na aprendizagem de conteúdo matemático. O da aluna Patricia Hong, sob a orientação da professora Ruth Ferreira Santos-Galduróz e co-orientação da professora Virginia Cardia Cardoso, verifica se, após quatro meses de estimulação musical, um grupo de crianças do primeiro ano do ensino Fundamental obteve melhor desempenho na solução de exercícios relacionados com frações.

O outro, da aluna Fabia Cecilia da Silva Amann, também coordenado pela professora Ruth, co-orientação da professora Leia Bernardi Bagesteiro e com colaboração da professora Virginia, avalia se houve melhor rendimento em geometria em um grupo com as mesmas características e igual período de estímulo do estudo anterior. Ambos tomam por princípio o funcionamento mental, segundo a neuropsicologia, e buscam alternativas de estimulação, considerando habilidades cognitivas necessárias para o desempenho das tarefas de solução de problemas matemáticos.

Com a realização desses estudos, surgiu a demanda por cursos de capacitação para professores do ensino fundamental I em redes municipais de ensino. Essa perspectiva de ampliação do trabalho levou à reestruturação da equipe de professores envolvidos nessa iniciativa, com o ingresso da professora Vivilí Maria Silva Gomes e de alunos de pós-graduação e de graduação que integram o Projeto Observatório da Educação – coordenado na UFABC pela professora Virginia Cardia – em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Controvérsia

Segundo a professora Ruth, poucos estudos investigaram a interação entre a música e o aprendizado da matemática. "As pesquisas realizadas possuem diferentes amostras, tipos de instruções musicais e avaliações, levando a resultados que variaram de acordo com os critérios estabelecidos" - explica. Apesar de certos estudos suportarem a relação entre as duas áreas, Ruth afirma que alguns autores ainda possuem opiniões controversas, o que mostra a importância de esclarecer melhor qual componente da música pode ou não contribuir no aprendizado da matemática.