Página inicial > Notícias > Instituições de fomento selecionam projetos de pesquisa desenvolvidos na UFABC para o Newton Fund

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2015, 09h25

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) anunciaram no último dia 2 de abril o resultado da chamada de propostas para estimular o intercâmbio em pesquisa, por meio de parceria com quatro instituições britânicas. Entre os projetos selecionados estão dois trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do ABC (UFABC) pelos docentes Roberto Menezes Serra e Wendel Andrade Alves.

Em todo o país foram escolhidos 30 trabalhos, de universidades de todas as regiões. No Estado de São Paulo, a FAPESP selecionou 14 propostas de pesquisadores e instituições com o intuito de trazer cientistas do Reino Unido, que serão financiadas pelo Newton Fund, fundo britânico de apoio à pesquisa em ciência e inovação.

Os projetos da UFABC que foram selecionados são ligados ao Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). O professor Roberto Menezes Serra foi selecionado pelo trabalho "Termodinâmica quântica em sistemas de muitos corpos". Já o docente Wendel Andrade Alves, foi escolhido com a pesquisa "Conjugados de porfirinas e gelificantes peptídeos de baixo peso molecular: elementos constitutivos para nanofibras e hidrogeis supramoleculares com capacidades de resposta à luz".

Para mais informações sobre os selecionados em chamada do Fundo Newton, acesse: www.confap.org.br/news/confap-e-uk-academies-divulgam-selecionados-em-chamada-do-fundo-newton/ e www.fapesp.br/9374.

Capes e Newton Fund

O professor da UFABC Fabio Furlan está à frente de outro projeto financiado pelo Newton Fund, este viabilizado em parceria com a CAPES. O trabalho, fruto de colaboração da UFABC com a Glasgow Caledonian University, da Escócia, e a PUC do Paraná, aborda a contaminação de reservatórios de água por fármacos. A professora Lúcia Coelho é vice-coordenadora do estudo.

De acordo com Furlan,o objetivo do trabalho é extrapolar o campo das análises científicas e empreender também um trabalho de cunho social. "Queremos que representantes das comunidades que vivem às margens do rio Belém, no Paraná, e da represa Billings,aqui em São Paulo, venham a ser atores diretos desse trabalho, podendo coletar amostras, e que também sejam conscientizados sobre o fato de evitar o descarte indevido de poluentes", explica o professor.

O programa Newton Fund – Institutional Links, no qual está inserido o projeto dos professores Fabio Furlan e Lúcia Coelho, é um programa do Departamento Britânico para Negócios, Inovação e Habilidades cujo parceiro de execução no Brasil é o Conselho Britânico. A CAPES aderiu ao programa em janeiro de 2015.

A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade intermediou a participação de professores da UFABC no projeto. "Nós,da ARI, incentivamos fortemente os professores a participarem de chamadas desse tipo tanto pela reputação do trabalho final derivada desses estudos quanto pela visibilidade que eles dão, contribuindo para a internacionalização da Universidade", afirmou o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Carlos Kamienski.

* Conteúdo acrescentado em 29/4