Página inicial > Notícias > Ministra da Saúde vem à UFABC articular parcerias

Ministra da Saúde vem à UFABC articular parcerias

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 12h11

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou a UFABC na segunda-feira (21). Primeira mulher a chefiar a pasta, ela se reuniu com o reitor e a vice-reitora para uma conversa inicial, discursou em auditório para o público presente e depois visitou um dos laboratórios da Universidade. Também marcaram presença o representante do consórcio intermunicipal Grande ABC e outros interlocutores e autoridades regionais. O objetivo do evento foi estreitar relações e apresentar as premissas institucionais da UFABC à ministra. Além disso, a visita também foi no sentido de tratar sobre possíveis ações em parceria interministerial nas frentes pesquisa e inovação científica, tendo a inclusão e a interdisciplinaridade como eixos centrais.

Durante sua fala, a ministra salientou as ações para reestruturar o ministério e também tratou das “parcerias entre os ministérios da Saúde e o da Educação, para as quais uma Universidade como a UFABC, calcada no modelo da interdisciplinaridade, tem papel central”.

A ministra afirmou ainda que a visita não foi motivada apenas por cortesia. Ela demonstrou interesse em retomar as discussões em torno da implantação do Bacharelado em Ciências da Vida. “A pandemia de Covid demonstrou que há a necessidade de enfrentamentos mais tenazes”, disse. “Há anos, venho a Santo André e havia a motivação de ver um projeto inovador em curso”, concluiu.
Antes dela, o reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, fez breve explicação a respeito do projeto pedagógico da Universidade, que, segundo ele, “é um dos motores da região do ABC”. Ele tratou ainda das vagas na graduação, do doutorado industrial e das cotas.

No auditório, o reitor saudou também a visita da ministra. “Temos muito prazer em receber alguém que tem a ciência como diretriz na tomada de decisão”. Ele ainda fez coro à declaração dela. “Além da visita de cortesia, esse é um momento para articulações”.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, fez menção à necessidade do desenvolvimento de políticas públicas juntamente com a Universidade. “O Grande ABC é uma região com quase três milhões de habitantes, com uma estrutura de saúde de média e alta complexidade dentro da Região Metropolitana de São Paulo. A Universidade interage conosco em uma série de políticas públicas, inclusive na área da saúde”, afirmou.

Ainda durante o evento, a vice-reitora da Universidade, Mônica Schröder, cumprimentou as pessoas presentes no auditório e agradeceu à ministra pela visita à UFABC e pela disposição em estreitar caminhos para parcerias institucionais.

O deputado federal Marcelo Lima e a vice-reitora da Federal de Pelotas, Ursula Rosa da Silva, também participaram do evento.

Assista ao vídeo sobre a visita da ministra no canal da UFABC no YouTube:

Veja algumas fotos do evento no perfil da UFABC no Instagram: