Página inicial > Notícias > O que são os Auxílios Socioeconômicos e para que servem?

O que são os Auxílios Socioeconômicos e para que servem?

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 13h44

O Programa de Auxílios Socioeconômicos constitui como uma das estratégias de inclusão social, ou seja, tem por objetivo ampliar as condições de permanência e conclusão de curso na instituição de estudantes dos cursos de graduação da UFABC que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e econômica, mediante critérios estabelecidos pelo Conselho Universitário da UFABC (Resolução ConsUni 208/2021) e outros editais próprios que estabelecem procedimentos para a seleção das pessoas estudantes que serão atendidas.

O Programa de Auxílios Socioeconômicos tem por objetivo ampliar as condições de permanência e conclusão de curso na instituição de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do ABC que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e econômica.

As modalidades dos Programas de Apoio oferecidas atualmente são os Auxílios Permanência, Moradia, Alimentação e Creche.

Auxílio-Alimentação

Auxílio destinado à segurança alimentar e nutricional às pessoas estudantes, por meio do oferecimento de 15 ou 40 refeições gratuitas no Restaurante Universitário (RU).

Auxílio-Creche

Repasse financeiro, por filho ou filha, destinado a suprir as despesas com creche ou outras relacionadas à manutenção infantil de estudantes com crianças de zero a seis anos de idade.

Auxílio Moradia

Repasse financeiro destinado às despesas com moradia de pessoas estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica, que necessitem morar fora de seu domicílio familiar para estudar na UFABC, e que atendam à distância mínima estabelecida em edital.

Auxílio Permanência

Repasse financeiro destinado a prover as condições mínimas para que as pessoas estudantes possam adaptar-se e dedicar-se à sua formação acadêmica em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente o processo seletivo de 2023 se encontra ativo, e pode ser consultado pelo site https://proap.ufabc.edu.br/.

Texto: Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas - PROAP UFABC. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC).

Marcador(es):