Página inicial > Notícias > Observatório e UFABC assinam convênio de cooperação

Observatório e UFABC assinam convênio de cooperação

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 10h49

O Instituto Pólis, por meio do Observatório Litoral Sustentável, e a Universidade Federal do ABC assinaram na última segunda-feira (11.04) um Termo de Cooperação Técnica Científica para atuação conjunta no território do litoral paulista. O termo prevê parceria em formações, oficinas de capacitação para a sociedade civil, pesquisas e extensão dentro da temática de planejamento territorial. "É uma oportunidade para a produção de conhecimento, realização de pesquisas qualificadas frutos das demandas que extraímos dos diálogos das instâncias de participação do Observatório", comentou Nelson Saule Junior, coordenador do Observatório.

Segundo Silvana Zioni, professora da pós graduação em Planejamento e Gestão Territorial da UFABC, o Pólis se confirma como um grande ator no cenário de pesquisa e para o curso de Planejamento Territorial é um vínculo estratégico. "Os alunos terão a oportunidade de entrar em contato com a realidade dos municípios. Estamos acumulando conhecimento com o Observatório, que tem estrutura exemplar e com possibilidades múltiplas", disse.

O convênio atual é de doze meses com possibilidade de ser renovado por até cinco anos. as atividades contarão com planos de trabalhos específicos para definir as ações a serem efetivadas. no momento está sendo planejado a realização de um seminário sobre zoneamento ecológico econômico, tema que é de interesse da universidade e diferentes atores na região de atuação do Observatório, em especial municípios do litoral sul, por conta das Unidades de Conservação e os Povos e Comunidades Tradicionais que ali vivem. Além disso, técnicos do Observatório ministrarão aulas temáticas para os alunos de graduação e pós-graduação na UFABC.

Texto e fotos: Bianca Pyl, equipe de Comunicação do Observatório

img_8166De acordo com o reitor Klaus Capelle, o convênio é uma oportunidade para a universidade atuar, por meio de alunos e professores, em atividades relevantes relacionadas às politicas públicas, sustentabilidade, gestão e assessoria na área de urbanismo. "Essa parceria vem ao encontro do dever que a universidade tem de devolver algo para a sociedade, não podemos só olhar para dentro, para a acadêmia, temos que ser um ator relevante para a sociedade", comentou Capelle.

Texto e fotos: Bianca Pyl, equipe de Comunicação do Observatório