Página inicial > Notícias > Pesquisa de doutorado em parceria com empresa local gera registro de patente

Pesquisa de doutorado em parceria com empresa local gera registro de patente

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2015, 09h45

Uma parceria entre a UFABC e a empresa STC Silicones de Ribeirão Pires resultou no registro de uma patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A notificação do depósito ocorreu em fevereiro deste ano e contempla um estudo desenvolvido dentro do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia-Química. A pesquisa se concentrou em uma demanda apresentada pela STC, que buscava o desenvolvimento de uma tinta que mudasse de cor em função de temperatura e tipo de solvente.

Os ensaios foram realizados no Laboratório de Eletroquímica e Materiais Nanoestruturados da Universidade, com orientação do professor Wendel Andrade Alves e apoio da empresa no financiamento de uma bolsa de doutorado. O material foi idealizado para aplicação em isoladores e para-raios poliméricos, pois, de acordo com os parceiros do projeto, a detecção por simples inspeção visual traz vantagens econômicas e operacionais em comparação aos métodos tradicionais, baseados em análises térmicas e no uso de termovisores. A STC realiza atualmente testes complementares para adequar o produto às normas de regulamentação de dispositivos elétricos.

O desenvolvimento da tinta foi objeto de uma matéria publicada na edição de fevereiro da revista especializada "Eletricidade Moderna" (páginas 22 e 24), que apresenta mais detalhes técnicos do projeto.