Página inicial > Notícias > Pós-Graduação da UFABC tem 2 novos cursos

Pós-Graduação da UFABC tem 2 novos cursos

Publicado: Terça, 27 de Janeiro de 2015, 10h48

A UFABC iniciou 2015 com novidades na Pós-Graduação. A CAPES aprovou a implantação de dois novos cursos: o mestrado em Filosofia, com nota 3, e o doutorado em Engenharia da Informação, com nota 4. A Pós-Graduação conta agora com 22 cursos de mestrado e 11 de doutorado. As turmas terão início ainda em 2015.

Ambas as propostas de cursos recém-aprovadas respeitaram os trâmites internos da Universidade antes de serem submetidas à CAPES. O coordenador do doutorado em Engenharia da Informação, Luis Scott, contou que o "Colegiado do Programa da Engenharia da Informação discutiu e elaborou a proposta de doutorado (APCN) e a apresentou à ProPG, que a referendou".

"O nosso mestrado começou a ser pensado em 2011, quando iniciamos a participação na Comissão de Novos Cursos de Pós-Graduação (CNPG), organizada pela ProPG", explicou Fernando Mattos, coordenador do Mestrado em Filosofia. Em 2014, após, segundo conta Mattos, passar pelas instâncias internas da UFABC (CPG, ConsEPE e ConsUni), o curso foi submetido à CAPES e aprovado em dezembro passado.

Mattos prevê um diálogo intenso e produtivo com alguns cursos de pós-graduação, como o de Ciências Humanas e Sociais e também o de Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. "Mas a nossa expectativa é que as relações sejam profícuas também com outras áreas do conhecimento", afirmou. Para Scott, o principal diferencial do curso que coordena é "o corpo docente e a produtividade".

O doutorado em Engenharia da Informação abrirá oito vagas no processo seletivo que vai começar no segundo quadrimestre do ano. O mestrado em Filosofia inicia o processo seletivo em maio e as aulas começam no terceiro quadrimestre.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC