Página inicial > Notícias > Prêmio de inovação destaca tecnologias desenvolvidas na Universidade e na região

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 13h44

Na tarde do dia 28 de setembro, o Campus Santo André sediou a quarta edição do Prêmio UFABC de Inovação. Criado para reconhecer e divulgar os esforços inovadores da Região do ABC, o prêmio objetiva estimular e incentivar o comportamento científico, tecnológico e inovador na Universidade, em parceria com o mercado externo.

Organizado pela Agência de Inovação da UFABC, o evento premiou docentes e discentes que desenvolvem tecnologias resultantes em propriedade intelectual, além de empresas que mantém projetos no ramo da inovação. A competição foi dividida, neste ano, em duas categorias:

Categoria Empresa - Inovação Tecnológica – Os ganhadores foram: em 1º lugar, Acura Technologies Ltda. – ‘Leitores para pedágio eletrônico’; em 2º lugar, Pocket Health Lab – ‘Qaly - uma bomba de infusão inteligente’; e, em 3º lugar, Tec Mobile Soluções – ‘A pesquisa de mercado e coleta de dados na era digital’.

Categoria Universidade e Instituto de Pesquisa - Solução Tecnológica – Os vencedores foram: em 1º lugar, Rodrigo Papai de Souza, com a tecnologia ‘Cera de parafina: um material calibrante para análises químicas’; em 2º lugar, Marina Sparvoli – ‘Fabricação de memórias ReRAM não voláteis resistivas de grafeno e óxido de cobre’; e, em 3º lugar, Guilherme Rinaldo – ‘Sem faltar: aplicativo para controle de presença em salas de aula’.

Prêmio 'Referência em Inovação 2017'
No evento foi concedido, ainda, o prêmio ‘Referência em Inovação 2017’ à Profa. Dra. Helena Nader, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e docente da Universidade Federal de São Paulo. Com um discurso inspirador, Nader comentou sobre a importância do investimento em ciência e tecnologia, assim como a necessidade de olhar para educação básica brasileira.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC