Página inicial > Notícias > Professores da UFABC se tornam conselheiros no CREA-SP

Professores da UFABC se tornam conselheiros no CREA-SP

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2015, 09h47

Os professores Sérgio Lourenço e Jabra Haber, professores de Engenharia, foram empossados como conselheiros titular e suplente, respectivamente, do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). Os docentes assumiram o cargo no mês de janeiro último e assim passaram a ser os primeiros representantes da Universidade no órgão. O professor Sérgio Lourenço foi o coordenador do GT instituído em 2010, que registrou a UFABC e todas as oito engenharias no Sistema Confe-Crea.

Segundo Lourenço, como conselheiro, ele irá propor o encaminhamento de revisão sobre as atribuições profissionais dos engenheiros formados pela UFABC no Crea-SP, com vistas a conferir maior conjunto de atribuições profissionais aos futuros egressos dos cursos de engenharia. Além disso, pretende atuar na melhoria da interação das IES que formam engenheiros, com o Sistema Confea/Crea. "Acredito que o mundo é melhor com engenheiros atuantes, pois estes, com suas 'engenhocas e sistemas', geram riqueza para a nação. Trabalho sempre para a valorização e reconhecimento do profissional de engenharia dentro e fora de nossa universidade", completa.

Sérgio Ricardo Lourenço é engenheiro nas áreas de Produção, Metalurgia, Energia e Segurança do Trabalho. Iniciou sua carreira acadêmica há mais de 20 anos. Também foi responsável pela idealização e implantação de diversos cursos de engenharia (graduação e pós-graduação) no país e, em sua trajetória, participou ativamente da construção, implementação e coordenação do curso de Engenharia de Gestão da UFABC, desde o ano de 2008. Atualmente, também é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade.

O mandato do professor como conselheiro do Crea-SP terá duração de três anos (2015-2017). O Crea-SP é um dos maiores conselhos profissionais do mundo, sendo responsável por fiscalizar e aprimorar as atividades das diversas áreas da Engenharia no Estado de São Paulo.