Página inicial > Notícias > Projeto de paisagismo leva vegetação para câmpus da UFABC em Santo André

Projeto de paisagismo leva vegetação para câmpus da UFABC em Santo André

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2012, 18h17
A partir de setembro, os blocos A e B dividirão espaço com as primeiras árvores plantadas no câmpus de Santo André da UFABC. O plantio faz parte do projeto de paisagismo da Universidade, que planeja levar cerca de 430 árvores e palmeiras para o local.

O projeto ainda tem como objetivo implantar 5.300,00 m² de arbustos e 9.500,00 m² de gramados e forrações até o final de 2013. No próximo mês, o plantio será realizado no estacionamento e nos jardins internos do Bloco A e em frente ao Bloco B. Também serão preservadas as árvores das ruas Oratório e Abolição e a falsa-seringueira, que será mantida no meio do Bloco Esportivo.

"Consideramos a implantação do paisagismo como um arremate final da obra. É a vegetação que proporcionará uma maior harmonia e integração entre as edificações, propiciando beleza e uniformidade a todo o conjunto arquitetônico", afirmou Guilherme Madeira, coordenador de Infraestrutura e Obras do câmpus Santo André da UFABC.

Além de trazer uma nova paisagem para a Universidade, as árvores irão proporcionar sombra e temperatura agradável aos alunos, professores e funcionários da Universidade. Pássaros, pequenos animais e insetos também serão atraídos pela futura vegetação.

Espécies de clima tropical e nativas da Mata Atlântica fazem parte do projeto de paisagismo. Pau-ferro, pau-brasil, e ipê são algumas das árvores e palmeiras que devem ser plantadas no câmpus. A UFABC também receberá cerca de 16 mil mudas de espécies arbustivas.

23/08/2012